Fluminense encaminha saída de mais um jogador

Bandeira do Fluminense (Foto: Reprodução/Fluminense)

João Neto é emprestado pelo Fluminense ao Portimonense: expectativa é que atacante retorne ao Brasil em 2026

O atacante João Neto, de 21 anos, está de malas prontas para Portugal. O Fluminense confirmou nesta sexta-feira que o jogador será emprestado ao Portimonense, clube da Primeira Liga de Portugal, até junho de 2026. A negociação, que estava em andamento nas últimas semanas, deve ser finalizada neste sábado, quando o jogador viaja para assinar contrato com o time português. O empréstimo será realizado sem opção de compra, ou seja, ao final do período, João Neto deverá retornar ao Fluminense.

A saída de João Neto para o Portimonense não é isolada dentro do elenco do Fluminense. O zagueiro Felipe Andrade também está em processo de negociação com o Houston Dynamo, dos Estados Unidos, e deve ser o próximo a deixar o clube carioca.

O movimento reflete uma reestruturação no elenco tricolor, que começa a se focar na temporada e a avaliar o aproveitamento dos atletas do time alternativo no Campeonato Carioca.

No Campeonato Carioca de 2025, João Neto teve a oportunidade de começar como titular nas duas primeiras rodadas, contra Sampaio Corrêa e Volta Redonda. No entanto, apesar de ter sido escalado pelo técnico Mano Menezes, o atacante não conseguiu balançar as redes.

Seu desempenho, assim como o de outros jovens jogadores, foi analisado com mais cautela à medida que a temporada avançava. Com a unificação dos grupos do Fluminense para a sequência do estadual, João Neto não fazia parte dos planos do treinador para o time principal, o que motivou sua saída para o futebol europeu.

A decisão de emprestar João Neto para um clube do exterior faz parte da política do Fluminense em buscar mais tempo de jogo e rodagem para seus jovens talentos.

No ano passado, o atacante foi cedido ao CRB, onde teve a oportunidade de disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, ele não teve a chance de mostrar seu valor na equipe profissional do Fluminense e acabou jogando apenas no Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

Além do atacante, outros jogadores da base, como o zagueiro Felipe Andrade, têm negociações avançadas para deixar o clube. Felipe, que estava com a equipe principal no começo do Carioca, está em conversas com o Houston Dynamo e deve seguir para os Estados Unidos em breve. A expectativa é que outros jovens que estavam no elenco alternativo também tenham suas saídas encaminhadas, à medida que o Fluminense começa a organizar sua temporada com foco nos principais compromissos do ano.