Após viver um 2024 incrível pelo Botafogo e ser um dos protagonistas nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores da América, Luiz Henrique deixou o clube para assinar com o Zenit, da Rússia.
Notícias mais lidas:
E essa transferência do Pantera para o futebol russo representou uma economia milionária aos cofres do Botafogo. Isso porque caso o jogador fosse negociado com o Lyon, o Alvinegro teria que pagar 2 milhões de euros (R$ 12,3 milhões) a mais ao Betis, clube ao qual Luiz Henrique pertencia quando foi contratado.
Dessa forma, não houve alteração nos valores iniciais da negociação. Na época em que contratou o jogador, o Botafogo fechou o acordo em 16 milhões de euros fixos + 2 milhões de euros em bônus por metas alcançadas. Ao todo, o Pantera custou R$ 111 milhões – 18 milhões de euros, visto que atingiu a previsão estipulada. Na época, a meta era que ele atuasse por pelo menos 60% dos jogos.
Nesta segunda-feira (20), o Zenit anunciou a contratação de Luiz Henrique, e aproveitou para detalhar a negociação com o Botafogo. Se por um lado o ‘Pantera’ se destina à Rússia, por outro, o clube russo anunciou as vendas de Artur e Wendel, que vão defender o Alvinegro.
Artur desembarcou no Brasil nesta sexta-feira (24) e já vai reforçar o elenco alvinegro neste início de temporada. Wendel, por sua vez, só será liberado para viajar ao Brasil e assinar com o Botafogo no meio do ano.
Após acertar a transferência, Luiz Henrique usou as redes sociais para se despedir do Botafogo.
“Foi com a Estrela Solitária no peito que eu tive o ano mais feliz da minha vida e da minha carreira. O Botafogo e a sua torcida sempre vão estar no meu coração. Para todo torcedor glorioso, quero deixar os meus mais sinceros agradecimentos. Vocês me apoiaram desde o primeiro instante em que vesti as cores do clube. Em qualquer lugar, sempre foram carinhosos comigo e com minha família. E isso é especial, é diferente. Não se compara.
Vivemos tardes e noites gloriosas, emocionantes, tensas e fomos felizes no final. Conseguimos entrar para a história juntos. Só temos uma vida e sou muito feliz de ter vivido ela com vocês. Muito obrigado ao grupo de jogadores, à comissão técnica e aos funcionários do clube. Sou grato por tudo. Sou grato ao Botafogo. Deus abençoe vocês!”, publicou o atacante.