O encontro com o presidente Lula, nessa sexta-feira (24), trouxe ainda mais otimismo aos prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD/RJ) e Rodrigo Neves (PDT/RJ), sobre a candidatura para receber os Jogos Pan-Americanos de 2031. As cidades brasileiras concorrem com Assunção, no Paraguai, para sediar o evento.
Notícias mais lidas:
Paes e Neves contam com trunfo relacionado à infraestrutura para largar na frente de Assunção. Durante o encontro com Luiz Inácio Lula da Silva, os prefeitos ressaltaram que as cidades do Rio e de Niterói já contam com uma estrutura parcialmente pronta para receber os Jogos Pan-Americanos, em 2031.
“O presidente ressaltou que a gente já tem quase 80% da infraestrutura pronta pra realizar os Jogos Pan-Americanos no Rio e em Niterói. E também ressaltou a importância de fazer esse evento conjuntamente, porque isso reflete uma tendência dos eventos esportivos internacionais, porque torna o evento mais sustentável”, garantiu Neves.
A candidatura será indicada à PenAm Sports até a próxima sexta-feira, dia 31 de janeiro. Já o resultado está previsto para ser divulgado apenas em agosto. Vale frisar que a capital do Paraguai, Assunção, anunciou candidatura enquanto o COB ainda decidia a sede para representar o Brasil – que estava entre Rio-Niterói ou São Paulo.
Candidatura à cidades-sede
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidirá, em assembleia nesta quarta-feira (29), se indica ou não candidatura à PanAm Sports. Participam da reunião 33 confederações esportivas, 54 eleitores, 19 atletas e dois representantes do COI (Comitê Olímpico Internacional).
De todo modo, o presidente da República assinou uma carta que será entregue ao presidente da Organização Desportiva Pan-Americana, o chileno Neven Ilic. Ele também é responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos. O texto foi assinado por Lula durante o encontro com os prefeitos e ressalta a relação do brasileiro com os esportes, além de recordar a organização dos Jogos na edição de 2007, realizada no Rio.