Léo, do Athletico-PR, é vítima de racismo

Léo pelo Athletico-PR (Foto: Reprodução/Instagram)

Racismo é crime. E além de ser crime, é uma prática lamentável, vexatória, e que deve ser banida de todo o mundo. Infelizmente, os casos de racismo são comuns, e no futebol não é diferente. Neste sábado (25), o jogo entre Athletico-PR e Coritiba ficou marcado por cenas nojentas de discriminação contra o zagueiro Léo.

Ex-Vasco, Léo assinou com o Athletico Paranaense como reforço para essa temporada. Mas, neste sábado (25), foi vítima de injúrias raciais no Couto Pereira. Um torcedor não identificado, que foi o autor do racismo, se gravou proferindo xingamentos ao jogador, chamando-o de “macaco” e “preto”.

As ofensas foram após a expulsão de Léo, em jogo válido pelo Campeonato Paranaense. O vídeo viralizou nas redes sociais. O “torcedor”, se assim pode ser chamado, diz em claro e bom tom: “macaco não se cria no Couto Pereira. Vai embora, Léo Pelé, seu macaco, seu preto, macaco do crl. Vai embora, aqui não, seu macaco. Ollha pra cá, seu macaco, seu filha da p*t@”.

A fala gera revolta, e apesar de ter viralizado na web, muitos compartilhamentos pediram a identificação imediata do “torcedor” que cometeu crime contra Léo Pelé. Ao final do confronto, o Vasco da Gama, ex-clube do zagueiro, se pronunciou e emitiu nota de repúdio.

Veja nota de repúdio do Vasco

“O Vasco da Gama manifesta seu total repúdio aos atos de racismo dirigidos ao atleta Léo durante a partida entre Coritiba e Athletico Paranaense na tarde de hoje (25/01). Em 126 anos de história, lutamos contra o racismo e elitismo. Reafirmamos, portanto, que não há espaço para preconceito no esporte ou na sociedade. Exigimos a identificação e punição dos responsáveis por esses atos. Seguiremos firmes na defesa da igualdade, da justiça e da dignidade humana. #VascoDaGama”.

O Athletico, atual clube de Léo, também se manifestou

“O Athletico tomou conhecimento do vídeo que circula na internet, no qual torcedores proferem injúrias raciais contra nosso atleta Léo durante o Athletiba deste sábado (25). O Athletico repudia veementemente qualquer ato de racismo, reafirmando que condutas dessa natureza são inaceitáveis e jamais serão toleradas.

O clube informa que está adotando todas as providências cabíveis para que os responsáveis sejam identificados e punidos na forma da lei. A prática de injúria racial é crime, equiparada ao racismo. A Lei Geral do Esporte também prevê punições severas para atos discriminatórios no ambiente esportivo, podendo resultar em sanções administrativas e até no banimento dos envolvidos.

O Athletico segue prestando total apoio ao atleta Léo. O compromisso do Athletico com a luta contra o racismo é inegociável, e o futebol deve ser um espaço de respeito, diversidade e inclusão”.