No campo e bola, os artilheiros são aqueles que transformam o jogo com habilidade e precisão, criando momentos de pura magia balançando as redes. Ao longo dos anos, vários jogadores construíram idolatria com os gols marcados e sobretudo um legado que ressoa nas arquibancadas, conquistando os torcedores.
Notícias mais lidas:
O Gávea News relembra os principais goleadores da história do Atlético-MG e que construíram uma trajetória de glórias com a camisa do clube. Desde lendas do passado até os nomes mais contemporâneos, todos estão eternizados. Os dados foram retirados do site “oGol”.
Paulo Isidoro
Quem abre a seleta lista dos maiores artilheiros da história do Atlético-MG é o ex-meia Paulo Isidoro. Ele jogou pelo clube de 1973 a 1986 e marcou 75 gols em 327 jogos. Pelo Galo, ostenta a conquista de duas Taça Minas Gerais, um Torneio dos Campeões da Copa do Brasil e também 6 Campeonato Mineiro.
Lucas Miranda
Logo na sequência aparece o ex-atacante Lucas Miranda, que defendeu as cores do Galo de 1944 a 1954. Durante esse período, marcou 76 gols em 141 jogos oficiais e venceu 7 Campeonato Mineiro.
Éder
Histórico jogador do Atlético-MG, Éder aparece na oitava posição. Um dos representantes brasileiros na Copa do Mundo de 1982, considerada uma das melhores de todos os tempos, o ex-atacante marcou 99 gols em 314 jogos com a camisa do Galo. Além disso, se sagrou hexacampeão Mineiro com o Alvinegro.
Diego Tardelli
Com três passagens pelo Atlético-MG, Diego Tardelli construiu uma idolatria com a Massa Atleticana. Campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, além de tetracampeonato Mineiro, ele está cravado na história do Galo com 104 gols em 227 jogos.
Hulk
Na sexta posição geral do ranking de maiores artilheiros da história do Atlético, está o maior goleador deste século. O incrível Hulk marcou 114 gols em 227 jogos e ostenta os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, além de quatro Campeonato Mineiro.
Mário de Castro
O centroavante começou a carreira no Galo 100 anos atrás e jogou de 1925 a 1931, se sagrando um dos maiores artilheiros da história do clube. Ao lado de Jairo de Assis Almeida e Said Paulo Arges, formou o “Trio Maldito”, responsável por aplicar a maior goleada da história sobre o Cruzeiro, um 9 a 2 em 1927. Ao todo, marcou incríveis 124 gols em 56 jogos e conquistou 3 títulos do Campeonato Mineiro.
Marques
O ponta-esquerda é um dos maiores ídolos da história do Atlético-MG e acumulou 11 temporadas defendendo o clube. Nas quais conquistou a Copa Conmebol e o tricampeonato Mineiro. Jogou 364 partidas e marcou 124 gols.
Guilherme
Quem abre o top-3 de maiores artilheiros da história do Atlético-MG é o ex-centroavante Guilherme. Ao longo de 5 temporadas, marcou 137 gols em 203 partidas. Pelo clube, conquistou o Campeonato Mineiro de 2000.
Dadá Maravilha
Famoso por ter emplacado a emblemática frase: ‘só tem três coisas que param no ar: o helicóptero, o beija-flor e Dadá Maravilha’. Ao longo 255 jogos, marcou 155 gols e aparece na segunda posição de maiores artilheiros da história do Atlético-MG. Se sagrou tricampeão mundial com a Seleção Brasileira, bicampeão Mineiro e campeão do Brasileirão com o Galo.
Reinaldo
Na primeira posição dos maiores artilheiros da história do Atlético-MG pertence ao Rei. José Reinaldo de Lima, ou simplesmente Reinaldo, balançou as redes 192 vezes em 381 jogos, entre os anos de 1973 e 1985. Vestindo a camisa do Galo, representou a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1978 e na Copa América de 1975. Com o Alvinegro, levantou 8 Campeonato Mineiro e 3 Taça Minas Gerais.