Com aval de Quinteros, volante vai deixar o Grêmio

Quinteros posa para foto no estádio do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O Grêmio segue sua preparação para a temporada e, apesar do início do Campeonato Gaúcho, o técnico Gustavo Quinteros continua avaliando o elenco. Aos poucos, ele vai moldando o time conforme suas ideias de jogo, e algumas peças já começam a ser descartadas. 

Um dos casos mais recentes é o do volante Ronald, que, após não corresponder às expectativas, deve deixar o clube ainda nesta janela de transferências.

Ronald não se encaixou no esquema de Quinteros

Considerado uma grande promessa das categorias de base, Ronald ainda não conseguiu se firmar como titular no time principal do Grêmio. Mesmo após algumas oportunidades, o volante não demonstrou o desempenho esperado, fato que gerou a decisão de Gustavo Quinteros. 

O treinador comunicou ao jogador que, para a temporada de 2025, não pretende utilizá-lo. Isso porque, apesar do talento demonstrado nas divisões de base, Ronald não se encaixou nas necessidades do time para o próximo ciclo.

Com isso, o volante já busca um novo clube, e o Grêmio aguarda ofertas pelo atleta. Seu contrato vai até dezembro de 2027, mas a expectativa é de que a negociação ocorra nesta janela. 

A idade de Ronald, 21 anos, e o seu potencial de crescimento fazem dele um jogador cobiçado, principalmente por clubes estrangeiros. Vale destacar que, apesar das sondagens, o atleta ainda não recebeu propostas formais.

Naturalização polonesa

Além disso, rumores recentes sugerem que Ronald poderia optar pelo processo de naturalização para obter a cidadania polonesa. 

Isso porque o volante, com passagens pela seleção brasileira nas categorias de base, teria a chance de ser convocado pela seleção da Polônia nos próximos anos. Dessa maneira, o jogador ampliaria suas possibilidades de carreira internacional.

A trajetória de Ronald no Grêmio

Pelo Grêmio, Ronald disputou 24 partidas e marcou apenas um gol, que aconteceu em sua estreia entre os profissionais, em 2023, na vitória de 1×0 sobre o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. 

Embora tenha mostrado qualidade em sua estreia, o volante não conseguiu se firmar como titular no time, o que fez com que sua permanência fosse reavaliada.