Jorge Sampaoli, Tata Martino, Renato Portaluppi, Rafael Benítez, Oswaldo de Oliveira, Vagner Mancini, Celso Roth: os técnicos que estão livres no mercado

Jorge Sampaoli comandando o Flamengo (Foto: Pressinphoto/Icon Sport)

O primeiro mês do ano já acabou e algumas equipes já fizeram trocas importantes no comando técnico enquanto outras sequer contrataram um novo treinador. Depois de apenas três rodadas do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro, por exemplo, demitiu Fernando Diniz enquanto desde que Artur Jorge saiu do Botafogo, a diretoria não encontrou um substituto.

Nesse ínterim, alguns nomes podem ser os alvos dos clubes. Desde medalhões do futebol brasileiro à comandantes consagrados no futebol mundial. Assim, o Gávea News reuniu uma lista com os nomes dos técnicos que estão livres no mercado.

Celso Roth

Quem abre a lista dos técnicos que estão livres no mercado é Celso Roth. O experiente treinador de 67 anos de idade não treina uma equipe desde 2023 quando comandou o Juventude e teve um trabalho tímido com duas vitórias em nove jogos. Com passagens importantes por grandes clubes do futebol brasileiro como Vasco da Gama, Sport, Internacional e Grêmio. Campeão da Copa Libertadores com o Internacional, da Copa do Nordeste com o Sport e campeão do Campeonato Gaúcho com o Colorado e também com o Grêmio.

Vagner Mancini

Mais um treinador experiente do futebol brasileiro que está livre no mercado. Em 2024, comandou três equipes e engatou na última pela qual passou. Depois de se desvincular de Ceará e Atlético-GO, assumiu o Goiás e teve uma sequência importante. No Brasileirão da Série B foram 11 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, terminando na 6ª posição, um ponto a menos que o Ceará, que conquistou o acesso com a 4ª colocação. Apesar do bom rendimento, decidiu não permanecer com o fim da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

Oswaldo de Oliveira

O treinador de 74 anos não engata um trabalho desde 2019 quando foi repatriado do Urawa Reds, do Japão, para o Fluminense. Mas se manteve em apenas 7 jogos, quando venceu apenas dois, empatou outros dois e perdeu três. Apesar do longo tempo sem comandar nenhuma equipe, é campeão do Mundo e Brasileiro com o Corinthians.

Rafael Benítez

Há quase um ano sem comandar um time, Rafa Benítez também está livre no mercado. O último trabalho do treinador foi com o Celta de Vigo, da Espanha, que ele comandou durante 33 jogos. Foram 9 vitórias, 9 empates e 15 derrotas, a gota d’água para o fim do trabalho foi a goleada sofrida para o Real Madrid por 4 a 0. Entre os títulos da carreira, se destacam a Uefa Champions League conquistada com o Liverpool e da Uefa Europa League com o Chelsea.

Renato Potaluppi

Renato Gaúcho ainda não definiu qual clube que comandará desde que deixou o Grêmio no fim do Campeonato Brasileiro do ano passado. O treinador comandou o Imortal por mais de dois anos e acumulou 137 jogos com 70 vitórias, 27 empates e 40 derrotas nesta passagem. Deixou o clube depois de um ano tumultuado com quedas precoces nas copas e briga contra o rebaixamento. Chegou a negociar com o Cruzeiro e com o Vasco da Gama mas não chegou a um acerto com nenhum deles.

Renato Gaúcho comanda treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Gerardo “Tata” Martino

Tata Martino está sem clube desde que deixou o Inter Miami, dos Estados Unidos, no fim do ano passado. O treinador argentino acumula trabalhos em várias seleções nacionais e comandou o time de Lionel Messi em 2023 e 2024, reeditando uma parceria de outrora no Barcelona, da Espanha. Pelo time estadunidense fez 67 jogos, venceu 38, empatou 13 e perdeu 16.

Jorge Sampaoli

Quem fecha a lista de técnicos que estão livres no mercado é o argentino Jorge Sampaoli que está sem clube desde que deixou o Nantes, da França. Ele ficou apenas 10 jogos, venceu 3 jogos e perdeu 7. Com trabalhos importantes no futebol brasileiro em Santos, Atlético-MG e Flamengo, o treinador pode comandar qualquer equipe a partir de então.

Jorge Sampaoli comandando o Flamengo (Foto: Pressinphoto/Icon Sport)