Luiz Felipe Scolari, Gabriel Milito, Guto Ferreira, Jesualdo Ferreira, Alex, Paulo Turra, Lucho González: os técnicos que estão livres no mercado

O primeiro mês do ano já acabou e algumas equipes já fizeram trocas importantes no comando técnico enquanto outras sequer contrataram um novo treinador. Depois de apenas três rodadas do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro, por exemplo, demitiu Fernando Diniz, enquanto que Artur Jorge saiu do Botafogo, a diretoria não encontrou um substituto.

Nesse ínterim, alguns nomes podem ser os alvos dos clubes. Desde medalhões do futebol brasileiro à comandantes consagrados no futebol mundial. Assim, o Gávea News reuniu uma lista com os nomes dos técnicos que estão livres no mercado.

Lucho González

Quem abre a lista dos técnicos que estão livres no mercado é Lucho González. Iniciando a carreira como treinador desde que se aposentou como jogador, teve duas experiências à frente de uma equipe. Em 2022, treinou o Ceará por 10 jogos, enquanto que em 2024 assume o Athletico Paranaense com a missão de ajudar a equipe a fugir do rebaixamento mas não conseguiu. Foram 14 jogos, 3 vitórias, 2 empates e 9 derrotas, que não foram o suficiente para que o Furacão escapasse da queda para a Série B. Com o desfecho do ano, não permaneceu no clube.

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Paulo Turra

Mais um treinador que teve passagem recente pelo Athletico Paranaense mas que está sem clube. Em 2022, foi efetivado de auxiliar para comandante do time profissional e permaneceu por 38 jogos, com 26 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, entre novembro de 2022 e junho de 2023. A demissão dele se deu por conta da saída de Luiz Felipe Scolari para o Atlético-MG, deixando o cargo de coordenador para comandar o Galo. A saída foi tida como uma surpresa porque acumulou um aproveitamento de 73,1% e o título do Campeonato Paranaense. Mas depois que saiu do Furacão não emplacou nenhum trabalho, tendo passado por Santos e Vitória de Guimarães, de Portugal.

Alex

Histórico camisa 10 de Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, da Turquia, Alex é mais um jovem treinador do mercado brasileiro e que está sem clube. Ele iniciou nas categorias de base do São Paulo, passou por Avaí, como técnico do profissional, e estava no Antalyaspor, da Turquia, onde ficou pouco tempo. Ele foi contratado em julho de 2024 e demitido em janeiro de 2025, depois de 21 jogos. Foram 9 vitórias, 3 empates e 9 derrotas.

Jesualdo Ferreira

O técnico português está sem clube desde a saída do Zamalek, do Egito, em março de 2023. Com passagens importantes por clubes europeus, o treinador chegou a trabalhar também no Brasil quando teve uma rápida passagem pelo Santos, em 2020. Foi demitido depois de 15 jogos, com 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas.

Guto Ferreira

Guto Ferreira é mais um treinador que está livre no mercado. O último trabalho dele foi com o Sport, em 2024, quando ficou pouco mais de um mês à frente do clube. Foram apenas 5 jogos na Série B do Campeonato Brasileiro, com uma vitória, um empate e três derrotas seguidas, que culminaram com a demissão dele.

Gabriel Milito

O técnico argentino está sem clube desde que deixou o Atlético-MG na reta final do Campeonato Brasileiro de 2024. Depois dos vice-campeonatos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, somadas aos 12 jogos consecutivos sem vitória, a diretoria o demitiu. Ao todo, comandou o Galo em 62 partidas, com 23 vitórias, 20 empates e 19 derrotas.

Gabriel Milito em ação pelo Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Luiz Felipe Scolari

O técnico pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira também está livre no mercado desde que saiu do Atlético-MG, em março de 2024. Depois de um bom Campeonato Brasileiro na temporada anterior, não resistiu aos resultados do Campeonato Mineiro e caiu após a derrota para o América-MG por 2 a 1. Ao todo, foram 41 jogos, 19 vitórias, 10 empates e 12 derrotas.

Felipão e Paulo Turra no CAP