Tite, Fernando Diniz, Gabriel Heinze, Álvaro Pacheco, Cláudio Caçapa, Elano, Lisca: os técnicos que estão livres no mercado

Tite durante jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, no Maracanã (Foto: Divulgação/Flamengo)

O primeiro mês do ano já acabou e algumas equipes já fizeram trocas importantes no comando técnico enquanto outras sequer contrataram um novo treinador. Depois de apenas três rodadas do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro, por exemplo, demitiu Fernando Diniz enquanto desde que Artur Jorge saiu do Botafogo, a diretoria não encontrou um substituto.

Nesse ínterim, alguns nomes podem ser os alvos dos clubes. Desde medalhões do futebol brasileiro à comandantes consagrados no futebol mundial. Assim, o Gávea News reuniu uma lista com os nomes dos técnicos que estão livres no mercado.

Lisca

Quem abre a lista dos técnicos que estão livres no mercado é Lisca. O treinador não comanda uma equipe desde que saiu do América-MG em novembro de 2024. Na ocasião, ficou à frente da equipe por apenas 14 jogos, com 6 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, durante a Série B.

Lisca durante treinamento do América-MG (Foto: Divulgação)

Elano

Depois que se aposentou dos gramados, o ex-meia trabalhou como auxiliar técnico do Santos e chegou a assumir a equipe interinamente em 2017. Ao longo dos anos passou por Inter de Limeira, Figueirense, Ferroviária e Náutico. O trabalho mais longevo foi na Ferroviária entre 2021 e 2022, quando acumulou 39 partidas, com 18 vitórias, 12 empates e 9 derrotas. Está sem clube desde a segunda passagem pelo clube paulista, que se encerrou em junho de 2023.

Elano durante um jogo do Flamengo no Maracanã (Foto: Divulgação)

Cláudio Caçapa

O ex-zagueiro também está sem clube desde que deixou o RWD Molenbeek, da Bélgica. Ele trocou o Botafogo pelo time belga como parte de um dos mecanismos de intercâmbio do grupo de John Textor. Comandou a equipe em 28 partidas, conquistando 7 vitórias, 7 empates e 14 derrotas e foi demitido no começo de 2024 após uma sequência de 8 jogos sem vitórias.

Álvaro Pacheco

O técnico português está sem clube desde que deixou o Al-Orobah, da Arábia Saudita, depois de 14 jogos, com 4 vitórias, 1 empate e 9 derrotas. Ele passou recentemente pelo Brasil, quando comandou o Vasco da Gama em 4 partidas no meio de 2024. Estreou com uma goleada sofrida para o maior rival, o Flamengo, e não conseguiu uma boa sequência. Ao todo, foram 3 derrotas e um empate, 10 gols sofridos e um marcado.

Álvaro Pacheco durante um treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa (Foto: Reprodução/Instagram)

Gabriel Heinze

O ex-zagueiro está sem clube desde o fim de 2023, quando se desligou do Newell’s Old Boys, da Argentina. Na curta carreira como treinador, comandou os também argentinos Godoy Cruz, Argentinos Jrs e Vélez Sarsfield. Ele também acumula uma experiência no futebol estadunidense, quando esteve à frente do Atlanta.

Fernando Diniz

Depois de um começo de ano sem vitórias à frente do Cruzeiro, foi demitido com apenas três jogos do Campeonato Mineiro. A demissão do treinador já havia sido ventilada no final da temporada passada, mas a diretoria voltou atrás e se arrependeu depois do início ruim do estadual.

Fernando Diniz durante apresentação no Cruzeiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Tite

O ex-técnico da Seleção Brasileira é mais um que está sem clube. Ele deixou o Flamengo no meio da temporada passada após a queda para o Peñarol, do Uruguai, na Libertadores e tem dado prioridade à trabalhos na Europa, mesmo tendo sido procurado por alguns clubes brasileiros.

Tite concede entrevista coletiva (Foto: Reprodução/FlaTV)