A declaração de Pablo Maia direcionada a Zubeldía, do São Paulo

Luis Francisco Zubeldía, treinador do São Paulo durante partida da Copa do Brasil 2024 (Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/São Paulo)

Chegou a hora de Pablo Maia retribuir toda confiança depositada por Luís Zubeldía durante os últimos nove meses de recuperação da grave lesão na coxa. O promissor volante de Cotia só tinha atuado sob o comando do técnico na estreia do argentino, diante do Barcelona de Guayaquil, pela fase de grupos da Libertadores.

Tido como uma das principais joias da base tricolor, o volante recebeu confiança do técnico desde a estreia, quando foi usado como titular na vitória por 2 a 1 sobre os equatorianos, no estádio Isidro Romero Carbo, em abril de 2024. Ele, aliás, permaneceu em campo pelos 90 minutos.

A relação entre eles não se enfraqueceu diante da lesão do jovem, aliás, pelo contrário, pode-se dizer que fortaleceu. De acordo com o volante, o técnico argentino foi uma peça importante durante o árduo processo de recuperação.

“Foi um cara que me ajudou muito, todos os dias me vendo, acompanhando a minha evolução. A gente conversava quando não estava jogando. Ele é um cara bem tranquilo, que passa total confiança aos jogadores”, declarou Maia em entrevista ao ‘ge’.

Agora não tem sido diferente. Desde seu retorno aos gramados, ainda na pré-temporada, Pablo tem recebido oportunidades com o argentino. Ele atuou nos amistosos da FC Series contra Cruzeiro e Flamengo, nos Estados Unidos, e nos clássicos do Paulistão 2025 – diante do Corinthians e do Santos. O volante, aliás, foi titular em todas ocasiões mencionadas.

A lesão de Pablo Maia

Pablo sofreu uma lesão no tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda ainda no primeiro semestre de 2024, sendo submetido à cirurgia para correção. No dia 31 de julho, o volante passou por um novo procedimento cirúrgico para tratar de um problema no joelho.

A lesão fez com que o jovem de 23 anos ficassem 255 dias no departamento médico, entre abril de 2024 e janeiro de 2025. Nesse período, foi baixa em 49 partidas do Tricolor.

Próximos compromissos

O controle de minutagem pode interferir na titularidade de Pablo Maia diante do Mirassol, nesta quarta-feira, 5, às 19h30, no Morumbis. A comissão de Zubeldía tem avaliado o desgaste dos jogadores tidos como pilares para continuidade da temporada.

Caso seja poupado diante do Mirassol, a tendência é que regresse aos titulares já no duelo contra o Bragantino, no próximo sábado, dia 8, às 18h30, no Nabi Abi Chedid, pela oitava rodada do Paulistão.