Flamengo vai renovar com 3 jogadores

Escudo do Flamengo (Foto: Reprodução)

O Flamengo segue realizando um trabalho minucioso de reformulação do elenco para temporada. Depois da surpreendente saída de Carlos Alcaraz, o clube agora promove três renovações no plantel. A primeira, e mais significativa, é a de Erick Pulgar – que reconsiderou o desejo de transferir-se à Europa e deu sinal verde para permanência no clube. Os goleiros Matheus Cunha e Léo Nannetti também fazem parte desse pacote.

Em meio à confiança pelo acordo com Jorginho, do Arsenal (ING), a cúpula rubro-negra dava a situação de Pulgar praticamente como perdida. Isso porque o clube insistiu por diversas vezes pela renovação, mas o chileno se mantinha fiel ao desejo de voltar para Europa. O caso, porém, ganhou um novo capítulo nas últimas horas.

Pulgar aparentemente reconsiderou a ida à Europa e deu sinal verde para seu staff abrir nova rodada de negociações com o Flamengo. Ainda de acordo com o site ‘Gazeta do Urubu’, o Rubro-Negro só chegará ao final feliz diante de uma valorização financeira significativa, visto que o jogador é tido como titular e possui o menor salário entre os atletas do meio de campo.

Nível Barcelona

Filipe Luís nunca escondeu sua admiração pelo futebol praticado por Erick Pulgar. O técnico chegou, inclusive, a avaliá-lo como um jogador “nível Barcelona” e praticamente ‘intocável’ dentro de seu estilo de jogo. Aliás, o treinador se destaca como uma das peças-chave da, agora, possível renovação com o chileno.

“Para mim o meio-campo é o coração do meu time, são os jogadores mais importantes e eu preciso muito deles. O futebol de dois volantes que jogam se comprometendo e penetrando tanto na área cresce individualmente. A gente vê o Evertton está crescendo muito, o De la Cruz vem jogando cada vez melhor e o Erick nem vou falar dele, porque é jogador de nível Barcelona” analisou o treinador.

Pulgar assumiu a titularidade ainda sob o comando de Jorge Sampaoli e nunca deixou o posto, mesmo com as chegadas de Tite e Filipe Luís. O chileno disputou 104 jogos desde sua chegada à Gávea, no segundo semestre de 2022, e conquistou cinco títulos: Libertadores (2022); Copa do Brasil (2022 e 2024); Carioca (2024) e Supercopa Rei (2025). Além disso, contribuiu com dois gols e nove assistências.

Renovação com goleiros

O vínculo entre Flamengo e Matheus Cunha tem vigência até o fim de 2025 e, por isso, demanda um pouco mais de urgência nas tratativas. Ciente das sondagens de clubes do exterior, o Rubro-Negro, por meio de José Boto, iniciou o processo de renovação com o goleiro – mas ainda longe de um acordo.

Ainda de acordo com informações do ‘Bolavip Brasil’, o clube tem uma reunião marcada com o staff do atleta para este mês. A expectativa é que o acordo seja sacramentado no encontro, e o Rubro-Negro se blinde definitivamente da possibilidade de perdê-lo sem retorno financeiro. Matheus Cunha prioriza a permanência no Mais Querido.

O outro caso refere-se ao goleiro Léo Nannetti, de 17 anos. O jovem trabalhou com Filipe Luís no início da carreira do técnico e é avaliado como uma das promessas da nova geração do Ninho do Urubu. Prova disso é a quantidade de ‘convocação’ ao time principal nos últimos meses – fator crucial para movimentação por uma extensão contratual até 2030.

Nannetti, para quem não se lembra, participou recentemente da pré-temporada junto ao elenco nos Estados Unidos. Inclusive, ele figura entre os relacionados para o duelo contra a Portuguesa, nesta quarta-feira, 5, às 19h, no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia. A informação foi dada primeiramente pelo jornalista Venê Casagrande.