A vitória do Fluminense sobre o Vasco, de virada por 2 a 1, foi mais do que apenas três pontos no Campeonato Carioca. O resultado no Mané Garrincha, em Brasília, devolveu a confiança ao elenco tricolor e recolocou a equipe na briga por uma vaga na semifinal.
Notícias mais lidas:
Mano Menezes, satisfeito com o desempenho do time, destacou a evolução da equipe e celebrou o triunfo em um clássico fundamental para as pretensões do Flu.
O impacto da virada e a análise do técnico
Tomar um gol no início do jogo nunca é fácil, mas, segundo Mano, isso também deu tempo suficiente para o Fluminense reagir.
“É muito difícil, assim, tomar um gol no início, mas tem um outro lado que é muito bom. Você tem quase 90 minutos para se jogar o jogo, empatar e virar”, comentou o treinador.
O técnico ainda explicou que o erro que originou o gol vascaíno não foi apenas de Fuentes, mas da construção da jogada desde o passe errado que gerou a perda da bola.
A partir do momento em que a equipe retomou o controle, o Fluminense dominou a partida. “E a partir daí fomos superiores, na minha opinião, quase todo o clássico”, afirmou Mano, destacando a capacidade do time de se recuperar e impor seu ritmo.
Resultado importante e projeção para a temporada
Para Mano Menezes, o placar de 2 a 1 poderia ter sido ainda mais favorável ao Fluminense, mas o mais importante foi a postura da equipe.
“O 2 a 1 até ficou bem justo, justo no sentido de apertado. Pelo que a gente apresentou, a gente poderia até merecer mais, mas é uma vitória importante”, declarou o técnico, ressaltando que vencer um clássico dá confiança e moral para o grupo.
Além disso, ele destacou a evolução da equipe após um início de temporada complicado. “Construímos uma base, foi difícil nas primeiras semanas para a gente, como para a maioria dos clubes brasileiros. Estamos passando e as primeiras respostas começam a aparecer.”
A importância do preparo físico e mental
Mano também comentou sobre a necessidade de um time bem preparado fisicamente para manter a intensidade ao longo dos jogos.
“A vibração não vem do nada, por decreto. Não adianta fazer uma preparação forte, gritar no vestiário, se eles não estão preparados adequadamente para estar assim”, explicou.
Ele reforçou que a preparação física influencia diretamente na parte mental, e isso foi um fator decisivo para que o Fluminense tivesse forças para buscar a virada contra o Vasco.
“Hoje a equipe deu uma resposta muito importante para construir essa vitória. Isso vai nos levar no campeonato a buscar uma das quatro vagas”, concluiu.