Cruzeiro x Atlético: árbitro escolhido já foi afastado

Bandeira do Cruzeiro
Bandeira do Cruzeiro (Foto: Reprodução/Cruzeiro)

Felipe Fernandes de Lima apita clássico entre Cruzeiro e Atlético pelo Campeonato Mineiro

A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou nesta quinta-feira a escala de arbitragem para a 7ª rodada do Campeonato Mineiro. O clássico entre Cruzeiro e Atlético, marcado para domingo, às 16h, no Mineirão, será apitado por Felipe Fernandes de Lima, árbitro de 38 anos que vem sendo escalado com frequência nos principais jogos do futebol mineiro.

Os assistentes serão Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva, enquanto Rodolpho Toski Marques será o responsável pelo VAR. A partida será disputada com torcida única do Cruzeiro, seguindo um acordo entre os clubes e órgãos de segurança. A expectativa é de um Mineirão lotado, com mais de 60 mil torcedores.

Felipe Fernandes de Lima já atuou em dois jogos no Campeonato Mineiro deste ano. Ele comandou o empate do Cruzeiro por 1 a 1 com o Betim e também esteve no 0 a 0 entre Atlético e Aymorés. Na temporada passada, apitou o primeiro jogo da final do estadual entre os rivais.

O clássico pode ter um peso decisivo na classificação. O Cruzeiro chega à penúltima rodada da fase classificatória com a vaga na semifinal bem encaminhada, enquanto o Atlético, atual pentacampeão, corre riscos de ser eliminado pelo maior rival antes do mata-mata. A equipe alvinegra precisa da vitória para depender apenas de si na última rodada.

A nomeação de Felipe Fernandes de Lima para a partida ocorre menos de um ano após o árbitro ser afastado pela FMF por um erro na semifinal do Campeonato Mineiro de 2024, entre Atlético e Athletic. Na ocasião, ele não marcou um pênalti para o time de São João del-Rei após o goleiro Everson acertar o lateral Nathan dentro da área.

A Ouvidoria da FMF reconheceu que houve um equívoco na decisão e classificou o erro como “puro e exclusivo” do árbitro. Como consequência, Lima foi afastado e passou por um período de reciclagem antes de voltar a apitar no futebol mineiro.

Com experiência em jogos decisivos, ele terá a missão de comandar um dos clássicos de maior rivalidade do futebol brasileiro, em um duelo que pode definir os rumos do Campeonato Mineiro para Cruzeiro e Atlético.