Veja o que ele disse
Dois treinadores que seguem filosofias ofensivas, mas com visões distintas sobre o futebol. Cuca, sucessor de Gabriel Milito à frente do Atlético, tem implementado algumas alterações nos comportamentos da equipe nas partidas neste início de temporada. Na zona mista do Mineirão, na última terça-feira (4/2), o volante Otávio comentou sobre esse assunto e destacou algumas diferenças entre os estilos dos dois técnicos.
Notícias mais lidas:
Entre março e dezembro de 2024, Milito dirigiu o Atlético em 62 partidas, acumulando 23 vitórias, 20 empates e 19 derrotas. Seu trabalho foi marcado por finais na Copa do Brasil e na Copa Libertadores, além da luta contra o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Com uma abordagem voltada ao jogo posicional, o argentino priorizava uma construção ofensiva mais elaborada, com vários jogadores ocupando os últimos espaços do campo. Por outro lado, Cuca prefere ataques mais rápidos, expondo menos sua defesa.
![](https://www.gaveanews.com/wp-content/uploads/Cuca-tecnico-do-Atletico-MG.jpg)
“Tem um pouco de diferença de estilo de jogo em relação ao Gaby Milito. Acho que principalmente o sistema e também que a gente jogava um pouco mais exposto lá na frente. Buscava estar com as linhas mais altas. Agora, baixamos um pouco mais as linhas sem a bola e, quando estamos com a bola, saímos rápido e tentamos pressionar a equipe adversária sem nos expor”, analisou Otávio.
A maior parte dos jogadores atuais do Atlético já teve experiência sob a orientação de Cuca, seja em 2021 ou no segundo semestre de 2022. Esse conhecimento prévio das ideias do treinador facilita a adaptação ao novo modelo de jogo.
“O mais importante é assimilarmos jogo a jogo, conquistando nossos objetivos. Voltar a vencer a cada jogo. Estamos crescendo, evoluindo, desempenhando bons jogos. Sabemos que ainda estamos oscilando, precisamos agregar algumas coisinhas no nosso estilo de jogo, no que o Cuca está pedindo para nós para que a gente possa começar e terminar a partida se impondo fisicamente”, frisou.
“Ainda não estamos na nossa melhor forma física. Temos evoluído jogo a jogo. Tenho certeza que logo estaremos no nosso melhor nível, podendo apresentar do primeiro ao último minuto um excelente futebol e conquistar as vitórias, que é o nosso maior objetivo”, concluiu.
Otávio, que atuou como titular em 42 partidas no ano passado, deve retornar à condição de reserva com Cuca. Durante este começo de temporada, o volante participou de duas das três partidas do time principal do Atlético Mineiro, ambas iniciando do banco de reservas e entrando nos minutos finais.