No próximo sábado (8/2), o clássico entre Flamengo e Fluminense abre a 9ª rodada do Campeonato Carioca. O Fla-Flu pode dificultar as chances do Tricolor das Laranjeiras de avançar para as quartas de final da competição, enquanto o Mais Querido pode ser mais líder do que nunca.
Notícias mais lidas:
Repleto de rivalidade, o duelo entre os coirmãos já ultrapassou os cem anos de história e ao longo do tempo, vários jogadores passaram por ambas as equipes. O Gávea News, então, reuniu os nomes de 10 jogadores que vestiram as camisas de Flamengo e Fluminense.
Petkovic
Quem abre a lista dos 10 jogadores que vestiram as camisas de Flamengo e Fluminense é o sérvio Dejan Petkovic. Ídolo rubro-negro, o ex-meia teve duas passagens marcantes pela Gávea. A primeira, entre os anos 2000 e 2002, conquistou o tricampeonato Carioca com direito ao emblemático gol de falta sobre o Vasco da Gama. Entre os anos de 2009 e 2011, o jogador conquistou o título do Campeonato Brasileiro e entrou para o panteão de grandes craques flamenguistas. Já no Fluminense, não teve tanto sucesso. Contratado em 2005, o meio-campista não conseguiu conquistar títulos e fez apenas 60 partidas pelo Tricolor, tendo marcado 18 gols.
![](https://www.gaveanews.com/wp-content/uploads/Dejan-Petkovic-jogando-pelo-Flamengo.jpg)
Toró
Logo na sequência aparece o meio-campista Toró. Hoje, atua no GBK, da Finlândia, mas foi formado nas categorias de base do Fluminense e se transferiu para o Flamengo ainda para atuar pelo sub-20. Pelo Mais Querido, jogou de 2006 a 2010, se sagrando campeão do Campeonato Brasileiro.
Felipe
Ídolo histórico do Vasco da Gama, o ex-lateral balançou o futebol do Rio de Janeiro quando desembarcou na Gávea em 2003. Depois de conquistar tudo pelo Cruz-Maltino, tinha se transferido para a Arábia Saudita e retornou ao Brasil com status de super estrela. No entanto, as expectativas não foram atendidas e ele venceu apenas o Campeonato Carioca, em 2004. No ano seguinte se transferiu para o Fluminense, onde atuou apenas 19 vezes, com 3 gols marcados, mas também com um troféu do estadual na bagagem.
Dario Conca
O ex-meia argentino é ídolo do Tricolor. Ele chegou ao clube em 2008 e entrou para o panteão de grandes craques que vestiram a camisa do Fluminense. Foi às finais da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana, sempre batendo na trave. Mas, em 2010, se sagrou campeão Brasileiro com a equipe. Em 2017, defendeu o Flamengo, sob forte badalação, mas ficou longe de atingir o nível de futebol que desempenhou nas Laranjeiras. Fez apenas 3 jogos e não marcou gols.
![](https://www.gaveanews.com/wp-content/uploads/Conca-e-Mancuello-durante-treinamento-no-Ninho-do-Urubu.jpg)
Thiago Neves
Thiago Neves tem uma das atuações mais emblemáticas da história da final da Copa Libertadores da América. Depois de perder por 4 a 2, no jogo de ida, contra a LDU, do Equador, o Fluminense precisava de vencer por 3 gols de diferença para reverter o resultado. No entanto, sofreu um gol aos 6 minutos da primeira etapa, no Maracanã, e viu a chance de título se complicar. Porém, Thiago Neves marcou 3 gols e levou a decisão para os pênaltis, na qual acabou perdendo a cobrança e ficando com o vice-campeonato. Pelo Flu, foi campeão da Copa do Brasil e também do Campeonato Brasileiro. Em 2011, teve uma curta passagem pelo Flamengo com 21 gols e 10 assistências em 57 jogos, os quais ajudaram a conquistar o Campeonato Carioca daquele ano.
![](https://www.gaveanews.com/wp-content/uploads/Thiago-Neves-comemora-gol-com-a-camisa-do-Flamengo.jpg)
Romário
O Baixinho Romário também passou pelas duas equipes. Em 1995, fez uma das maiores movimentações de mercado da história do futebol brasileiro. Ele tinha acabado de vencer a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira e tinha sido consagrado melhor jogador de futebol do planeta. No entanto, trocou o Barcelona e a Espanha pelas praias cariocas para formar ataque com Edmundo e Sávio. Entre todas passagens, venceu a Mercosul, dois Carioca e a Copa dos Campeões Mundiais em 1997. Já pelo Tricolor das Laranjeiras, nunca levantou um troféu sequer mesmo tendo passado pelo clube duas vezes em 2002 e entre 2003 e 2004.
![](https://www.gaveanews.com/wp-content/uploads/Romario-pede-silencio-aos-rivais-apos-marcar-um-gol-com-a-camisa-do-Flamengo-1024x576.webp)
Marinho
Apesar de ter passado pelas categorias de base de Xerém, Marinho atuou pouco como atleta profissional do Fluminense. Foram apenas 8 partidas em 2008 e depois se transferiu para o Internacional. Depois de ganhar projeção nacional, defendeu a camisa do Flamengo entre 2022 e 2023, conquistando a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América de 2022.
![](https://www.gaveanews.com/wp-content/uploads/Marinho.jpg)
Renato Gaúcho
Renato Gaúcho tem uma passagem de destaque com a camisa do Fluminense pelo emblemático gol de barriga que fez na conquista do título do Campeonato Brasileiro de 1995 contra o Flamengo. No entanto, foi pelo Rubro-Negro que teve maior sucesso. Ele se sagrou campeão Brasileiro em 1987 e da Copa do Brasil em 1990.
![](https://www.gaveanews.com/wp-content/uploads/Renato-Gaucho-na-beira-do-campo-em-partida-do-Flamengo-contra-o-Gremio-pelo-Campeonato-Brasileiro-2021.jpg)
Léo Moura
Embora seja um dos ídolos da história do Flamengo, o ex-lateral Léo Moura também passou pelo Fluminense e antes até. Em 2004, defendeu o Tricolor das Laranjeiras por uma única temporada, acumulando 59 jogos e marcando 2 gols. Se transferiu para o Mais Querido em 2005 e foi jogador do clube até 2015. Na longa passagem, conquistou duas Copa do Brasil, um Campeonato Brasileiro e 5 Campeonato Carioca.
![](https://www.gaveanews.com/wp-content/uploads/2019/03/Fellype-Gabriel-Leo-Moura-e-Diego-Souza-durante-treinamento-na-Gavea.jpg)
Ronaldinho Gaúcho
Depois de fazer história ao redor do planeta, o Flamengo foi o primeiro destino de Ronaldinho Gaúcho ao retornar ao futebol brasileiro. Ele defendeu o Mais Querido entre 2011 e 2012, marcando 28 gols e dando 17 assistências. Além disso, foi campeão Carioca em 2011. O Fluminense foi o último clube da carreira do craque, mas atuou pouco. Em 2015, fez apenas 9 jogos e não marcou nenhum gol.
![](https://www.gaveanews.com/wp-content/uploads/ronaldinho-gaucho-flamengo.jpg)