Dudu se prepara para o primeiro clássico oficial pelo Cruzeiro contra o Atlético-MG
Dudu voltará a disputar um clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. Será o primeiro confronto oficial entre as equipes na temporada, após o empate sem gols em amistoso nos Estados Unidos. A partida terá torcida única, apenas com cruzeirenses no estádio.
Notícias mais lidas:
Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Dudu subiu ao elenco profissional em 2009 e enfrentou o Atlético-MG apenas uma vez com a camisa celeste. O duelo aconteceu na final do Campeonato Mineiro de 2011, na Arena do Jacaré, já que o Mineirão passava por reformas para a Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, o Cruzeiro, comandado por Cuca, perdeu o primeiro jogo por 2 a 1, mas venceu a volta por 2 a 0 e ficou com o título estadual.
O atacante chegou a ser relacionado para um clássico em 2010, mas não entrou em campo. Naquele ano, o Cruzeiro disputava a final da Libertadores e utilizou um time reserva no Campeonato Mineiro. Pouco depois, Dudu foi emprestado ao Coritiba e seguiu sua trajetória no futebol brasileiro e internacional.
Ao longo da carreira, o jogador enfrentou o Atlético-MG pelo Grêmio e pelo Palmeiras. No Mineirão, ele tem boas recordações contra o rival. Em 2021, marcou pelo Palmeiras no empate em 1 a 1 na semifinal da Libertadores, resultado que garantiu a equipe paulista na decisão. Em 2023, balançou as redes novamente no estádio, também garantindo um empate por 1 a 1, desta vez pelo Campeonato Brasileiro.
O gol marcado no Brasileirão do ano passado foi o penúltimo antes de Dudu sofrer uma grave lesão no joelho, que o afastou dos gramados por dez meses. O atacante voltou a marcar na vitória do Cruzeiro sobre o Uberlândia, no último fim de semana, e relembrou seu último gol no estádio antes da lesão.
“Meu último gol aqui no Mineirão também foi de cabeça, contra o Atlético Mineiro, naquela mesma trave. Fico feliz pelo gol, pela vitória”, disse Dudu.
Contratado pelo Cruzeiro no início desta temporada, Dudu tem vínculo com o clube até o fim de 2027. Até o momento, só não foi titular quando foi poupado por Fernando Diniz e Wesley Carvalho, atual técnico interino da equipe. Além do gol contra o Uberlândia, o atacante também sofreu o pênalti que resultou no primeiro gol da vitória sobre o Itabirito, por 4 a 1, na segunda rodada do Estadual.
O clássico deste domingo pode marcar o retorno do atacante ao confronto que disputou há 13 anos pelo Cruzeiro. Agora, Dudu busca ajudar a equipe a seguir firme na briga pela classificação no Campeonato Mineiro.