José Boto analisa desafios do Flamengo no Mundial de Clubes 2025
O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, comentou sobre as expectativas para o Mundial de Clubes 2025, que será realizado nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho. Em entrevista à “CNN”, o dirigente português destacou a diferença de nível entre os times das cinco principais ligas europeias e os clubes sul-americanos, apontando um cenário desafiador para as equipes do continente.
Notícias mais lidas:
“Eu acho que posso fazer aqui uma chamada à realidade não só ao torcedor do Flamengo, mas ao torcedor brasileiro: o nível dessas grandes equipes, das cinco grandes ligas europeias, é uma realidade diferente. São elencos de altíssimo nível, são equipes habituadas a jogar também muitos jogos em níveis de intensidade elevadíssimos”, afirmou Boto.
O diretor ressaltou que é preciso encarar com realismo o nível de competitividade do torneio e evitou projeções otimistas contra clubes europeus. Para ele, a diferença de estrutura e investimento coloca os times da Europa em um patamar superior.
“Acho que seria um pouco fanfarrão da minha parte dizer que vamos jogar com o Real Madrid e vamos ganhar, jogar com o Chelsea… Não. Essas equipes, temos que ser realistas, estão em um patamar diferente de competitividade”, completou.
Apesar de reconhecer a superioridade dos europeus, Boto apontou um fator que pode equilibrar a disputa: o momento da temporada em que o torneio será disputado. Os clubes sul-americanos estarão em plena atividade, no meio do ano, enquanto os europeus enfrentarão um dilema entre conceder férias aos jogadores ou iniciar a pré-temporada durante o Mundial.
“A grande questão é que os times sul-americanos vão estar em plena competição, no meio das nossas temporadas, e eles vão estar ou em fim de temporada ou em início. A grande questão que coloco para mim: se eu tivesse no lugar desses times europeus, eles têm uma decisão muito forte a fazer: ou não dão férias aos jogadores, com todos os riscos que isso pode acarretar para o futuro, ou dão férias e vão ao Mundial fazer pré-temporada”, analisou.
“Isso coloco para mim sem ter nenhuma informação interna de lá… Penso que vão usar o Mundial como parte da pré-temporada e isso vai dar uma equilibrada com os times da América do Sul”, finalizou.
O Flamengo garantiu sua vaga no novo formato do Mundial de Clubes por ter vencido a Libertadores de 2022. O torneio contará com 32 equipes de diferentes continentes e será a primeira edição com esse modelo ampliado.