A carência do Vasco da Gama por ao menos um atacante de lado não é novidade, e a busca tampouco se iniciou hoje. O scout cruz-maltino tem se debruçado no mercado à procura de opções viáveis e, dentro deste contexto, retomou o interesse no argentino Benjamin Garré, de 24 anos.
Notícias mais lidas:
Canhoto, 1,72 metros de altura e capaz de atuar nas duas pontas, Garré chegou ao Krylya Sovetov Samara, da Rússia, em janeiro de 2023 por 1,7 milhão de euros. O argentino assinou um contrato de três temporadas e meia com o clube, ou seja, até junho de 2026.
O argentino já esteve na mira do Vasco na segunda janela da temporada passada, em agosto, quando o elenco já alertava para carência no setor. Apesar do talento de Garré o colocar como peça-chave no elenco russo, seu histórico de lesões comprometeu o desempenho mais recente e por isso entende-se que esta segunda tentativa seja ‘mais simples’ que a passada – apesar dos imbróglios na negociação.
Categorias de base
Apesar de ter iniciado sua formação no Vélez Sarsfield, da terra natal, Benjamin fez quase toda categoria de base no Manchester City – onde permaneceu de julho de 2016 a janeiro de 2020. Participou de praticamente todos torneios da categoria e se destacou na UEFA Youth League, mas não vingou ao profissional.
Garré disputou 25 jogos em sua última temporada como atleta do Manchester City, contribuindo com nove participações em gols: seis tentos e três assistências. O melhor retrospecto foi pela Premier League 2, com três bolas na rede em 14 partidas, além de do mesmo número de serventia aos companheiros.
Futebol profissional
O longo período na Europa serviu de experiência para regressar à Argentina e iniciar a carreira profissional no Racing Club. Garré atuou 76 minutos em sua estreia na Primeira Division, no dia 28 de fevereiro de 2020, no empate em 1 a 1 com o Newell’s Old Boys. Já o primeiro gol demorou bastante e levou quase sete meses para sair, mas aconteceu no clássico contra o Alianza Lima, pela Copa Libertadores da América, no dia 24 de setembro.
Benjamín marcou apenas mais dois gols antes de ser emprestado ao Huracán, também da Argentina, em junho de 2022. O acordo entre os clubes teve vigência até janeiro de 2023, e Garré pôde contribuir com quatro tentos e uma assistência em 26 jogos pela equipe.
Por fim, o atacante deixou a Argentina e seguiu rumo à Rússia no mesmo mês em que retornou do empréstimo – por um negócio de 1,70 milhão de euros. Benjamín vive a passagem mais longeva por um clube no Krylya Sovetov e está prestes a completar 60 jogos, com 13 gols e quatro assistências no total. Ou seja, Benjamín soma 116 embates em sua carreira profissional, com 20 bolas na rede e sete contribuições como garçom.
Passagem pela Seleção Argentina
Neto de Oscar Garré, campeão do mundo pela Albiceleste em 1986, o atacante nunca foi convocado para o grupo principal da seleção. Em contrapartida, representou o país das categorias sub-15 à sub-20.
Vida pessoal
Garré se casou com Luana Malfitano no dia 23 de dezembro de 2023 e é pai de duas meninas: Amira e Ainara.