Botafogo perde para o Madureira e Carlos Leiria explica escolhas para a partida
O Botafogo sofreu sua segunda derrota no Campeonato Carioca ao perder por 2 a 0 para o Madureira, em jogo válido pela 9ª rodada, disputado em Cariacica, no Espírito Santo. Após a partida, o técnico interino Carlos Leiria explicou as opções que levou em consideração na escalação da equipe, que contou com muitos jogadores reservas, após o uso dos titulares nas duas partidas anteriores.
Notícias mais lidas:
O treinador destacou que a pré-temporada foi planejada de forma a equilibrar a carga de trabalho dos atletas. “Planejamos bastante essa pré-temporada. Começamos a treinar no dia 14 (de janeiro), outros no dia 2 de janeiro. Nós criamos um plano para treinar os nossos jogadores. Em um primeiro momento aumentamos a minutagem deles para, em um segundo momento, termos semanas inteiras de treinamento”, explicou. Leiria reforçou que a principal preocupação da comissão técnica tem sido a saúde física dos jogadores, além de buscar o melhor desempenho em campo.
“Temos que procurar entregar resultados, mas cuidar da saúde física dos jogadores. Agora abrimos um período bom para treinar com os jogadores que jogaram contra o Nova Iguaçu para pensar no Flamengo”, acrescentou o interino.
Leiria ainda assumiu a responsabilidade pelo desempenho da equipe. “Eu, enquanto técnico do Botafogo, até não contratarem ninguém, eu sou técnico, sou responsável por essa equipe e assumo a responsabilidade em termos de desempenho e rendimento”, afirmou.
O treinador detalhou a estratégia adotada para enfrentar o Madureira. Segundo ele, a ideia era explorar Patrick de Paula entre as linhas de marcação e utilizar cruzamentos para jogadores chegando de trás, sem marcação. Além disso, a velocidade de Yarlen na ponta-esquerda deveria ser explorada para causar perigo ao adversário.
Leiria reconheceu a qualidade defensiva do Madureira, que, junto ao Nova Iguaçu, possui o melhor desempenho defensivo do Carioca, com apenas seis gols sofridos. Para o técnico, falta tempo de trabalho para que o Botafogo consiga vencer sistemas de defesa tão bem armados. “Esses ajustes são feitos diariamente e estão atrelados à estratégia de jogo. Foi conseguir buscar uma maneira de entrar no campo adversário. Nossa intenção não é trocar passes por trocar. Foram basicamente ajustes estruturais”, disse. “Ainda faltam algumas situações que são delicadas e complexas de trabalhar, como conseguir vencer uma linha defensiva tão forte como enfrentamos hoje”, completou.
O Botafogo já se prepara para seu próximo desafio no Campeonato Carioca. A equipe voltará a campo na quarta-feira (12), às 21h30, no Maracanã, para enfrentar o Flamengo. O duelo é válido pela 7ª rodada da competição, que foi adiada devido à disputa da Supercopa do Brasil, onde os dois times se enfrentaram recentemente. O Alvinegro busca recuperação diante de seu maior rival, enquanto o Flamengo tentará ampliar a vantagem no torneio.