![Luis Francisco Zubeldía, treinador do São Paulo durante partida da Copa do Brasil 2024](https://www.gaveanews.com/wp-content/uploads/Luis-Francisco-Zubeldia-treinador-do-Sao-Paulo-durante-partida-da-Copa-do-Brasil-2024-640x427.webp)
Zubeldía pede calma com Ryan Francisco após novo tropeço do São Paulo no Paulistão
O aproveitamento de Ryan Francisco no elenco profissional do São Paulo voltou a ser discutido após o empate sem gols com a Internacional de Limeira, nesta segunda-feira (10), em Brasília. O resultado, válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista, marcou mais um tropeço do Tricolor na competição e reacendeu o debate sobre a utilização da joia das categorias de base.
Notícias mais lidas:
Artilheiro e melhor jogador da última Copa São Paulo de Futebol Júnior, Ryan Francisco foi promovido ao time principal por Luis Zubeldía e rapidamente conquistou a torcida. Sua estreia profissional aconteceu no dia 28 de janeiro, contra a Portuguesa, quando marcou o gol da vitória por 3 a 2 no Morumbis.
Desde então, a minutagem do atacante tem sido reduzida. No clássico contra o Santos, Ryan entrou apenas nos acréscimos e, nas partidas seguintes, diante de Mirassol e Red Bull Bragantino, sequer saiu do banco de reservas. Contra a Inter de Limeira, ganhou um pouco mais de tempo em campo, atuando por 22 minutos e finalizando uma vez ao gol adversário.
Apesar do entusiasmo da torcida, Zubeldía reforçou que a transição do jovem ao profissional precisa ser feita com cautela. O técnico pediu paciência e alertou sobre a pressão que vem sendo colocada sobre o jogador de apenas 18 anos.
“O Ryan, quanto mais se fala, mais pressão se coloca nele. Ele vai ganhar minutos em contextos mais favoráveis, como hoje que tínhamos um jogador a mais. Não é fácil ser o 9 de uma equipe de peso como o São Paulo. Temos que ter muita calma, muito cuidado, por isso vamos dando minutos, vai entrar em um jogo e em outro não”, explicou o treinador.
Ryan Francisco soma quatro partidas como profissional, totalizando 99 minutos em campo. O São Paulo volta a jogar nesta quarta-feira (13), às 21h30 (de Brasília), contra o Velo Clube, no Morumbis, pelo Paulistão. O clássico diante do Palmeiras será na sexta-feira (16), às 18h30, na Arena Barueri. Já a Ponte Preta será o adversário do dia 19 de fevereiro, às 21h35, novamente no Morumbis.