Grêmio: a declaração de Amuzu sobre jogar no Brasil

Escudo do Grêmio (Foto: Reprodução/Grêmio)

Francis Amuzu falou pela primeira vez como novo reforço do Grêmio. O atacante bela de 25 anos de idade valorizou a liga brasileira, enalteceu os jogadores formados no país e a projeção mundial que disputar o campeonato nacional dá aos atletas.

O gremista não escondeu a admiração pelos atletas brasileiros mundialmente conhecidos como Neymar, Rodrygo e Vinícius Júnior. Ele vê o desafio de encarar o Campeonato Brasileiro como uma oportunidade de amadurecer como jogador de futebol.

“Se você olhar a liga brasileira, os melhores jogadores do mundo são brasileiros. Como Neymar, Rodrygo, Vinicius. Eu me sinto muito bem sobre essa escolha. É algo bom para minhas habilidades também, para crescer”, afirmou Amuzu.

Ele falou sobre a escolha de desembarcar em Porto Alegre e encarar o futebol nacional. Ele dispensou as possíveis críticas que o movimento pode gerar e disse que a nível de carreira, jogar no Brasil pode levá-lo aos principais centros futebolísticos da Europa.

“Eu sei que muitas pessoas ficam em choque porque vim da Bélgica para o Brasil. Mas se você assistir a liga, é um campeonato duro. Não é uma liga fácil. Você pode daqui também fazer uma transferência para Inglaterra, Portugal, Espanha, Alemanha. Então vai ser um desafio grande para mim”, completou.

Amuzu nasceu em Gana, mas se mudou ainda na infância para a Bélgica. No país, se formou nas categorias de base do Mechelen, além de outras equipes. Chegou ao Anderlecht em 2015 e assinou o primeiro contrato como jogador de futebol profissional mesmo com 16 anos de idade.

Logo na estreia com a equipe principal, marcou o gol da vitória sobre o Eupen, pelo Campeonato Belga e assim iniciou uma trajetória de 250 jogos, 28 gols e 24 assistências pelo Anderlecht. Na última temporada, entrou em campo 28 vezes, anotou 4 tentos e deu dois passes para os companheiros balançarem as redes.

O contrato com a equipe belga ia até a metade de 2025 e ele já podia assinar um pré-contrato com qualquer clube. Assim, o Grêmio, precisando de jogadores de velocidade pelo lado do campo, enxergou na contratação de Amuzu uma oportunidade.

Pagou ao Anderlecht 1,2 milhão de dólares, cerca de 7,2 milhões de reais , e assinou com o jogador por duas temporadas.