A derrota por 1 a 0 para o Flamengo, segunda na temporada, chacoalhou definitivamente os bastidores do Botafogo. Depois de ‘rebaixar’ Carlos Leiria novamente à base e anunciar o retorno de Caçapa à comissão permanente, o clube também decidiu mirar em um novo nome para reforçar o ataque: Marcos Paulo. Ex-Fluminense, o jogador retornou ao Brasil em janeiro após quase dois anos no futebol europeu.
Notícias mais lidas:
Marcos Paulo selou seu retorno ao futebol brasileiro no dia 23 de janeiro por um acordo de três anos com o Boavista – próximo adversário do Botafogo no Cariocão. Contratado com status de ‘o cara’ do elenco, o atacante só defendeu o Verdão de Saquarema por 258′ minutos na temporada.
O Botafogo corre contra o tempo para preencher as lacunas no elenco ainda nesta janela, que se encerra em 15 dias – ou seja, na data de 28 de fevereiro. No caso de Marcos Paulo pode haver uma brecha através da possível conservação da “janela do estadual” por parte da CBF. O quer dizer que o atacante poderia ficar à disposição do Glorioso logo após o Campeonato Carioca.
Janela do Estadual
É uma medida que permite que clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro contratem jogadores com vínculo ativo com os respectivos clubes após os Estaduais, ou seja, mesmo após o fechamento da janela do dia 28. A transferência, porém, só pode ser efetivada desde que a rescisão contratual ocorra em comum acordo.
O Flamengo se utilizou desse recurso para contratar Carlinhos na temporada passada, por exemplo. Havia lacuna no elenco devido à suspensão de Gabigol, afastado pelo tribunal antidoping, e ao desfalque de Pedro por lesão, então a diretoria precisou agir dentro do possível para oferecer outra opção ao técnico Tite.
Negócio com o Botafogo
As diretorias de Boavista e Botafogo não confirmam oficialmente as tratativas pelo jogador. No entanto, segundo apurou a ‘Rádio Itatiaia’, há um direcionamento para o acordo e o negócio é visto como viável pelas partes, especialmente pela boa relação entre os dirigentes.
O Boavista tem chances remotas de classificação à próxima fase do Campeonato Carioca. Apesar de estar só a três pontos do Sampaio Corrêa, quarto colocado, o time de Saquarema figura na décima colocação e perde no critério de desempate para os concorrentes diretos. Ou seja, a equipe teria que vencer os próximos dois compromissos e basicamente torcer para nenhum dos outros cinco pontuarem.
A questão é que, pelo cenário do Boavista no Estadual, Marcos Paulo pode deixar o clube antes mesmo de completar dez jogos. São quatro até o momento e um gol marcado, mas ainda há dois em disputa – visto que a primeira fase só se encerra na 11ª rodada. O Botafogo é justamente o próximo adversário do Verdão de Saquarema, no sábado, 15, às 19h, no Bacaxá.
Cria de Xerém, o atacante deixou o Brasil em julho de 2021 para assinar contrato com o Atlético de Madrid – clube o qual manteve vínculo até janeiro. Acontece que Marcos Paulo sequer chegou a defender o time espanhol e foi emprestado para quatro equipes nesse ínterim: Famalicão (POR), Mirandês (ESP), São Paulo (BRA) e RWDM (BEL).
John Textor no mercado
Multicampeão na temporada passada, o Botafogo certamente esteve entre os elencos que mais perdeu peças factuais na janela. O Glorioso sofreu com dez baixas e, em contrapartida, anunciou seis chegadas: Léo Linck, David Ricardo, Jair, Artur, Rwan Cruz e Jeffinho. O sétimo contratado, o volante Wendel, se apresentará ao clube a partir de junho.
Para o setor ofensivo, mesmo de Marcos Paulo, foram três nomes oficializados: Jeffinho, Artur e Rwan Cruz. O último foi a contratação mais recente do clube, anunciado na última sexta-feira, dia 7 de fevereiro. O atacante de 23 anos assinou contrato com o clube alvinegro até o fim de 2028 por uma negociação de cerca de 8 milhões de euros (R$ 48,3 milhões na cotação atual).