A próxima reunião entre o diretor José Boto e o técnico Filipe Luís já tem tema definido: o futuro dos Garotos do Ninho. Treinador oriundo das categorias de base do Flamengo, o Mister promoveu alguns jovens ao time profissional para testá-los no decorrer da pré-temporada e da Taça Guanabara. Com o calendário ganhando forma, e os compromissos cada vez mais inflexíveis, é natural que haja uma reavaliação interna.
Notícias mais lidas:
Alguns nomes têm preferência do técnico, seja pela permanência ou saída – caso de Lorran, por exemplo. Filipe Luís também já sinalizou seu interesse em manter o zagueiro João Victor no profissional, enquanto avalia o ‘rebaixamento’ de Pablo Lucio e Iago ao Sub-20. Vale destacar que a categoria, atual campeã continental, disputará a Libertadores da América em breve.
Filipe Luís desponta como exímio conhecedor da base do Flamengo, visto que iniciou sua trajetória como técnico no sub-17. O técnico acabou promovido ao Sub-20 meses depois, onde sagrou-se campeão mundial, e chegou ao profissional para suprir a saída de Tite.
A troca entre José Boto e Filipe Luís
O diretor de futebol do Rubro-Negro chegou ao Brasil com a árdua missão de definir, logo de cara, sobre o comando técnico do clube. José Boto recebeu carta branca do presidente Luiz Eduardo Baptista para decidir se manteria Filipe Luís no cargo ou buscaria por outro nome viável no mercado.
Em entrevista exclusiva à ESPN nesta terça-feira, 18, o português explicou como Filipe Luís ganhou sua confiança e o ‘convenceu’ a permanecer no cargo.
“Ainda bem que me dá oportunidade de falar sobre isso. Quando falei antes, fui mal interpretado. Volto a dizer: quando comecei a falar com o Bap, uma das questões que coloquei é que não faz o menor sentido ser o diretor e trabalhar com um treinador que não confio. Para mim, é meio caminho andado para o insucesso. Pus como condição ter uma voz bem ativa na escolha do treinador. Posso dizer que nessa altura nem o Filipe era treinador do time principal do Flamengo”, iniciou.
“Depois, como é óbvio, eu segui o Flamengo de forma atenta, estudando o elenco e o que o treinador daria. Para a realidade do Brasil, percebi que ele era muito diferenciado. Ouvia com muita atenção as coletivas que ele fazia, o que indica muito sobre o conhecimento técnico e tático. E quando chegou o momento de tomar a decisão, achei por bem ficar com ele, por feeling e um estudo que tinha. O Filipe tem todas as características de um treinador de alto nível. A primeira delas é ter a noção que tudo que foi como jogador de futebol tem pouco para a profissão que tem agora”, e completou:
“Quando tem isso bem claro, é meio caminho andado para se tornar melhor técnico, porque te obriga a estudar, a ser inquieto. E ele é exatamente assim, alguém com sede de conhecimento enorme. Por isso, na minha opinião, ele vai ser o treinador que vai mudar a cara do brasileiro na Europa. Isso não quer dizer que não existam outros treinadores brasileiros com muito conhecimento. Ele vai virar essa imagem que na Europa se tem do treinador brasileiro”.
Frutos da relação
A parceria entre José Boto e Filipe Luís já trouxe frutos ao clube. A dupla concordou com a contratação de Juninho para suprir a lacuna no ataque, trabalhou em conjunto no convencimento a Danilo e está prestes a efetivar a chegada de Jorginho, que segue seus compromissos com o Arsenal.
Além disso, a dupla levantou o primeiro título da ‘Era’ de parceria: na convincente vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo, pela Supercopa Rei, em Belém, no Pará.