Entenda a situação de Felipe Anderson no Palmeiras

Felipe Anderson durante treino do Palmeiras (Foto: Reprodução/Palmeiras)
Felipe Anderson durante treino do Palmeiras (Foto: Reprodução/Palmeiras)

Felipe Anderson segue recuperação e espera temporada melhor no Palmeiras

Pouco antes de ser contratado pelo Palmeiras, Felipe Anderson ostentava uma impressionante sequência de 151 jogos consecutivos pela Lazio. A resistência física sempre foi um dos pontos fortes do meia-atacante de 31 anos, mas, em 2025, a realidade tem sido diferente. Desde o início da temporada, o jogador disputou apenas uma partida, contra o Santos, no dia 22 de janeiro, e desde então está afastado por conta de uma pubalgia.

Felipe Anderson avança no processo de recuperação e já está na reta final da transição física. Na última segunda-feira, participou do aquecimento com o grupo e, na quarta-feira, chegou a realizar parte do treino coletivo antes de seguir um trabalho separado na Academia de Futebol. A expectativa é de que ele possa voltar a atuar em breve, mas o departamento médico do Palmeiras adota cautela para evitar uma recaída.

A lesão tem sido um obstáculo incomum na carreira recente do jogador. Pessoas próximas ao atleta atribuem o problema ao desgaste acumulado desde o fim da temporada europeia passada. Felipe deixou a Lazio após uma sequência intensa de jogos e, sem tempo para descanso ou pré-temporada, precisou entrar direto na maratona do futebol brasileiro. O esforço físico elevado cobrou seu preço, e a pubalgia surgiu como consequência desse acúmulo de partidas.

O técnico Abel Ferreira, que já criticou diversas vezes o calendário do futebol brasileiro, usou o caso de Felipe Anderson como exemplo da exigência excessiva imposta aos jogadores.

“Felipe Anderson, infelizmente, no começo do ano as coisas não correram tão bem no que tem a ver com a capacidade física”, disse o treinador. “Para vocês verem como o futebol brasileiro é cruel com os jogadores, estamos falando do atleta que mais jogos fez na Itália e chega aqui para se adaptar a essa maratona e está com dificuldades, está com problemas físicos, o que deixa o elenco mais curto ainda.”

Além da questão física, Felipe Anderson também busca melhorar seu desempenho técnico em 2025. No ano passado, atuou em 24 partidas, marcou dois gols e deu duas assistências, mas não conseguiu repetir o brilho dos tempos de Lazio. O jogador já sabia que enfrentaria críticas ao retornar ao Brasil e encara o momento com naturalidade.