O Botafogo saiu atrás na disputa da Recopa Sul-Americana, após perder para o Racing por 2 a 0, nesta quinta-feira (20), no estádio El Cilindro, na Argentina. A equipe alvinegra teve dificuldades para repetir o bom futebol apresentado no ano passado, e o técnico interino Cláudio Caçapa falou sobre a necessidade de acelerar o processo de adaptação da equipe para melhorar seu desempenho em campo. Apesar da desvantagem, o treinador mantém a confiança de que o time pode reverter a situação no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (27), no estádio Nilton Santos.
Notícias mais lidas:
Em entrevista coletiva após a derrota, Caçapa destacou a evolução que ainda precisa ocorrer para que o Botafogo volte a desempenhar um futebol mais consistente. “Ainda não estamos conseguindo mostrar tudo que podemos. Tudo é o tempo. Lógico que precisamos acelerar esse tempo, o mais rápido possível voltar a jogar melhor do que estamos jogando”, afirmou o treinador. Ele também fez uma análise do confronto, ressaltando que, apesar da dificuldade da partida, a equipe tem condições de buscar a virada no Rio de Janeiro.
Caçapa também se mostrou contrário à marcação de pênalti para o Racing, que aconteceu ainda no primeiro tempo. O árbitro assinalou a penalidade após o zagueiro Barboza, que teve uma noite difícil em Avellaneda, atingir o rosto de Martínez com o braço dentro da área. Após revisão no VAR, a cobrança foi confirmada e convertida por Luciano Vietto, que abriu o placar para os argentinos. O segundo gol do Racing aconteceu logo após, e o técnico alvinegro afirmou que, apesar do erro defensivo, o time tem plenas condições de reverter a desvantagem.
“Eu acho que não houve pênalti, e o segundo gol que nós tomamos, pelo que tínhamos conversado na semana e também na preleção, infelizmente não cumprimos o que deveríamos”, comentou Caçapa, fazendo uma análise da falha do time no segundo gol sofrido. Mesmo com a derrota, o treinador acredita que a equipe tem qualidade para virar o jogo em casa, assim como o Racing fez no primeiro confronto. “Eles (Racing) fizeram 2 a 0 na gente aqui, e com certeza também podemos fazer 2 a 0 neles lá”, concluiu Caçapa, confiante no poder de reação de seus comandados.
Agora, o Botafogo foca suas energias no Campeonato Carioca. Neste domingo (23), o time enfrentará o Vasco da Gama em um clássico decisivo para se classificar à semifinal do torneio estadual. O clássico será realizado em São Januário e promete ser mais um desafio importante para a equipe tentar se recuperar após a derrota na Argentina.
A Recopa Sul-Americana ainda não está perdida para o Botafogo. Na próxima quinta-feira, o time terá a chance de buscar a virada contra o Racing no estádio Nilton Santos. Para avançar à final, o Alvinegro precisará vencer por ao menos dois gols de diferença, para garantir a prorrogação, ou por três gols de diferença para levar o título diretamente. A expectativa é de um grande duelo, e a torcida alvinegra espera que a equipe consiga dar a resposta e buscar o título inédito.