A declaração de Mano Menezes sobre o time ideal do Fluminense

Mano Menezes durante Fluminense x Palmeiras em 2024 (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C)

“Difícil ter um ideal hoje”, falou o treinador

O Fluminense venceu o Bangu por 3 a 2 no último domingo (23), em partida disputada no Estádio do Maracanã. Juan Sánchez (contra), Canobbio e Serna marcaram para o Tricolor e ajudaram a equipe a garantir a classificação para as semifinais do estadual. Após o jogo, Mano Menezes comentou sobre o “time ideal” do Fluminense.

“Difícil ter um ideal hoje, não é? No futebol que se joga de três em três dias. Então, você tem que ter uma ideia. E a partir dessa ideia, você trabalhar para que todos, entendendo a ideia, possam se comportar e executar aquilo que você pensa. O Fluminense não pode só reagir em cima de adversário. Se você pega um adversário como o Bangu, você tem que propor, não é? Então, você tem que ter soluções de time que propõe também. A diferença um pouco, e para que o torcedor entenda e vocês também, quando vai se buscar características um pouco diferentes, é porque às vezes temos um volume de jogo pelo lado, como tivemos hoje, e temos que ter presença de área. Temos que ter alguém que tenha características de disputa, de vencer disputa, de ser um bom cabeceador, por exemplo”, iniciou.

“Então, isso vai fazendo com que a equipe encontre soluções. Então vamos trabalhando com os jogadores que acabaram de chegar, nós apresentamos dois jogadores na segunda-feira. Eu entendo essa ansiedade, mas o treinador não é um sujeito milagroso. Ele precisa trabalhar agora com os jogadores que chegarem, conhecê-los individualmente, porque você tem uma ideia quando eles estão trabalhando em outro lugar, vê como eles se comportam, como eles entendem aquilo que é pedido. E é isso que nós vamos fazer com os jogadores que chegarem”, completou.

Na entrevista, Mano Menezes ainda citou Otávio como exemplo. O jogador é primeiro volante de ofício e por suas características mais defensivas, pode ajudar o time em alguns jogos. Mano ainda deu como exemplo um lance em que o Fluminense perdeu a posse da bola três vezes na partida do domingo (23).

“Acho que o Otávio, por exemplo, tem característica de primeira função, uma coisa que às vezes sofremos um pouco a falta. Sofremos porque escolhemos dois segundos homens, porque não temos tanta armação por dentro, temos um pouco de dificuldade, então achamos que colocando dois segundos dos homens você minimiza um pouco isso, mas aí perdemos um pouquinho às vezes no combate, na disputa. Porque hoje, por exemplo, quando iniciou a segunda jogada, do pênalti, nós disputamos a bola três vezes. Às três vezes ela esteve para nós, e deixamos escapar. Isso, às vezes, é da característica do jogador. Tem jogador que sabe se comportar melhor nessa hora, e é isso que eu quero, que a equipe vá ganhando com os jogadores que chegaram, para que ela seja mais completa, para que ela seja mais madura em todos os momentos do jogo”, finalizou Mano Menezes.

A vitória fez o Fluminense chegar aos 17 pontos e encerrou a primeira fase do estadual na terceira posição. Desta forma, o Tricolor carioca irá duelar contra o Volta Redonda pela semifinal do Campeonato Carioca 2025. O jogo de ida está marcado para o dia 2 de março, no Maracanã. A volta será no dia 9, no Estádio Raulino de Oliveira. Os horário ainda serão definidos.