O vice-prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Marcondes (PL), solicitou licença médica do cargo na prefeitura na manhã desta segunda-feira, 24. Investigado por injúria racial contra um segurança do Palmeiras após o duelo diante do Mirassol, na noite do último domingo, 23, o político também acabou exonerado da função de secretário de Obras do município.
Notícias mais lidas:
A TV TEM registrou o momento da discussão em que o vice-prefeito se dirige ao segurança do Palmeiras como “lixo” no estacionamento do Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol. Em seguida, de costas para câmera, Marcondes chama o funcionário de “macaco velho” em voz alta. A reação do companheiro de profissão da vítima foi imediata: “racismo aqui não”.
O funcionário do Palmeiras registrou Boletim de Ocorrência ainda na noite do domingo, 23, na delegacia de Mirassol. O Alviverde estava na cidade para disputa da última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista e venceu o duelo por 3 a 2, garantindo-se nas quartas de final da competição.
Fábio Marcondes se defende
O vice-prefeito também se manifestou por meio de nota oficial nesta segunda-feira, 24. De acordo com sua versão, “as imagens divulgadas representam apenas um recorte dos acontecimentos” e disse estar à disposição das autoridades para elucidar o caso.
“Em respeito à dignidade da função pública e à confiança que a população deposita em mim, apresento, nesta manhã, meu pedido de exoneração do cargo de Secretário de Obras e, por prescrição médica, a licença temporária do cargo de vice-prefeito”, disse em nota enviada ao G1.
Fábio Marcondes, vice-prefeito de São José do Rio Preto, além de se comportar dessa forma que você vê no vídeo, chamou um segurança do Palmeiras de "Macaco velho". Gerando revolta entre os funcionários.
— ⚽ (@DoentesPFutebol) February 24, 2025
Isso rolou após a partida entre Mirassol x Palmeiras. pic.twitter.com/ThkJCkGYb5
Nota de repúdio
A Prefeitura de Rio Preto emitiu um comunicado nesta segunda-feira, 24, repudiando o ocorrido e se manifestando sobre o afastamento do político do Partido Liberal.
A Prefeitura de Rio Preto emitiu uma nota de repúdio à postura de Marcondes e confirmou seu afastamento do cargo.
“A Prefeitura de São José do Rio Preto reafirma seu compromisso inegociável com os princípios da igualdade, do respeito e da justiça. Repudiamos veementemente qualquer ato de racismo e lamentamos profundamente o ocorrido.
Diante do contexto, o vice-prefeito Fábio Marcondes está exonerado do cargo de Secretário Municipal de Obras e solicitou a licença do cargo de vice-prefeito municipal. Seguimos firmes no compromisso com a ética, a transparência e o cumprimento da lei em todas as nossas ações”.
Posteriormente, a prefeitura informou que o secretário municipal da Fazenda, Nelson Guiotti, vai assumir, de forma interina, a Secretaria Municipal de Obras.
Boletim de Ocorrência
O caso ocorreu na noite do último domingo, 23, no Estádio José Maria de Campos Maia, após a disputa da última rodada da fase classificatória do Paulistão. De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na delegacia de Mirassol, a confusão teve início quando o segurança pediu para que o filho de Marcondes se retirasse do estacionamento onde estavam os ônibus das delegações.
Fábio, então, se incomodou com a abordagem e passou a questionar o funcionário, que rebateu dizendo que estava apenas cumprindo sua função. A partir daí, iniciaram os xingamentos contra o segurança.