A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) acatou o desejo do Vasco da Gama e confirmou o clássico de ida da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, no Estádio Nilton Santos. O jogo acontece no próximo sábado, 1º de março, às 18h (de Brasília).
Notícias mais lidas:
A decisão ocorreu em reunião na sede da Ferj nesta terça-feira, 25, sob ponderações do BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios), que recomendou o fechamento dos setores norte e sul do Nilton Santos por questões de segurança. Sendo assim, oito mil cadeiras – sendo quatro mil em cada setor – estarão indisponíveis para o clássico. A informação foi dada inicialmente pelo jornalista Lucas Bayer.
Agora, portanto, não restam mais pendências quanto às semifinais do Campeonato Carioca entre Flamengo e Vasco. Os clássicos estão marcados para os dois próximos sábados, 1 e 8 de março, ambos às 18h (de Brasília), sendo o primeiro no Nilton Santos e o segundo no Maracanã.
Norma obrigatória da Ferj
O regulamento da Ferj determina que os estádios das semifinais tenham carga de ingressos divididos de formas igualitárias – ou seja, 50% para cada torcida. Obrigatoriedade esta que não pode se cumprir em São Januário por questões de segurança e devido ao espaço cedido aos visitantes.
O Cruz-Maltino buscou inicialmente a alteração para o estádio, mas não obteve êxito junto ao BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios). O último clássico contra o Flamengo em São Januário, com a presença de público, terminou com a interdição do local após confrontos entre torcedores. Posteriormente, os clubes só voltaram a se enfrentar lá durante a pandemia da Covid-19, sem público.
Diretoria e organizadas estavam alinhadas quanto à mudança de local para o clássico de ida da semifinal, previsto inicialmente para o Maracanã. O entendimento das partes é que o Mário Filho favorece ao Rubro-Negro por ser o estádio que costumeiramente recebe jogos da equipe.
“O Maracanã de hoje, não é o Maracanã antigo, hoje é um estádio público gerido por eles, eles jogam todos os jogos neste estádio, enquanto o Vasco se jogar 5 jogos por ano são muitos, eles estão mais adaptados ao gramado horroroso do Maracanã, torcida supostamente “mista” sendo que no mando deles a dificuldade de comprar ingressos é imensa, vários fatores que provam que não existe mando de campo para o Vasco quando se joga no Maracanã e muito menos campo Neutro”, se posicionou a ‘Força Jovem’, principal organizada do Cruz-Maltino, por meio de nota oficial na última segunda-feira, 24.