AGORA! Botafogo tem novo técnico

Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução)

Não é mais tempo de esperar! Depois de meses intensos de buscas minuciosas, o Botafogo tem, enfim, um novo técnico para temporada: o português Renato Paiva. O novo comandante alvinegro é aguardado no Nilton Santos para acompanhar a decisão da Recopa Sul-Americana diante do Racing, na noite desta quinta-feira, 27.

O novo técnico do Botafogo mora no Rio de Janeiro e, de acordo com a ESPN, o ‘OK’ entre as partes foi selado no caminho do time para o Nilton Santos. O acionista majoritário do Glorioso desembarcou no estádio junto à delegação.

Botafogo e Racing Club se enfrentam logo mais, às 21h30, pela decisão da Recopa Sul-Americana 2025. Os argentinos venceram o confronto de ida por 2 a 0 e têm, portanto, a vantagem de perder por até um gol de diferença para garantir o título continental.

Fim da espera

Enquanto todos apostavam em Hernán Crespo, vide a reunião entre as partes na tarde de ontem, John Textor surpreendeu a todos horas antes da decisão da Recopa Sul-Americana. Inicialmente, desenhou-se a possibilidade do nome do treinador só ser revelado no Nilton Santos, mas o ‘ge’ antecipou o anúncio e confirmou o acordo com o português às 20h50.

Os torcedores do Glorioso estavam à espera de um novo comandante desde a saída de Artur Jorge para o Al-Rayyan, há 55 dias. De lá para cá, muitos nomes foram especulados e outros ficaram pelo caminho nas tratativas. E apesar de parte dos botafoguenses terem abraçado a ideia de que “a temporada só se inicia em abril”, havia uma pressão se intensificando devido aos últimos resultados da equipe.

O quase acerto

A busca por técnico quase chegou ao fim há dez dias, quando o clube encaminhou acordo com – o também português – Vasco Matos. No entanto, uma das versões do desacordo garante que a licença do treinador impediu a conclusão do negócio, e ele permaneceu no Santa Clara.

”Foi um processo transparente, toda a gente sabe o que se passou, toda a gente que estava envolvida no processo sabe o que se passou. Foi uma decisão na minha opinião muito acertada e seguimos o nosso trabalho”, disse Vasco sobre a reviravolta no caso.

Renato Paiva no futebol brasileiro

A passagem pelo Botafogo será a segunda de Paiva pelo futebol brasileiro. O português treinou o Bahia em 49 oportunidades em 2023 e acumulou 19 vitórias, além de 15 empates e o mesmo número de derrotas.

Seu último trabalho foi pelo Toluca, do México, entre janeiro e dezembro de 2024. Foram 44 jogos à frente da equipe, com 22 vitórias, 12 empates e dez derrotas. Além disso, seu ataque marcou 88 gols, enquanto a defesa foi vazada em 54 oportunidades.