Palmeiras: Abel Ferreira faz doação importante a Rede de Bibliotecas; veja valor

Abel Ferreira é fotografado passando instruções durante um jogo do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Abel Ferreira doa cachê de palestra para rede de bibliotecas comunitárias

Abel Ferreira cumpriu a promessa feita no ano passado e doou todo o cachê recebido por sua participação em uma palestra para a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC). O treinador do Palmeiras, que havia anunciado a decisão ao público durante o evento da XP Investimentos, em 2023, repassou a quantia no fim de fevereiro deste ano. Os valores não foram oficialmente divulgados, mas, segundo apuração do ge, a doação foi de aproximadamente R$ 350 mil.

A RNBC reúne 119 bibliotecas comunitárias em 23 cidades do Brasil e tem como objetivo promover a leitura e fortalecer espaços de aprendizado acessíveis à população. A organização usou as redes sociais para agradecer ao treinador e compartilhou um vídeo relembrando suas palavras na palestra, além de uma mensagem de Fábio Silva, gestor da Associação Cultura Esportiva Social Amigos (ACESA), que faz parte da rede.

“Estou aqui para agradecer, em nome da Rede Nacional, a doação do nosso embaixador Abel Ferreira, doação pela qual irá nos ajudar na promoção do incentivo à leitura e na valorização dos espaços”, disse Fábio, em um vídeo publicado pela instituição.

Nos comentários da postagem, Abel Ferreira respondeu com uma mensagem de agradecimento e reafirmou seu compromisso com a causa.

“Eu é que agradeço! Ser o embaixador da Rede Nacional das Bibliotecas Comunitárias é um orgulho enorme para mim. Seguimos juntos nesta missão tão nobre quanto necessária. Um agradecimento especial também à XP Investimentos, pela generosidade do cachê disponibilizado”, escreveu o técnico.

Abel Ferreira tornou-se embaixador da RNBC em 2023, ao se identificar com projetos que utilizam a educação e a leitura como ferramentas de transformação social. Em dezembro do mesmo ano, ele e sua esposa, Ana, visitaram a Biblioteca do Eucaliptos, em Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Durante a visita, Abel interagiu com frequentadores do espaço e participou de uma atividade de leitura com crianças.

“Eu me identifico muito com esses projetos de educação e incentivo à leitura”, afirmou o treinador na época. “A leitura pode transformar uma pessoa, porque foi isso que aconteceu comigo. Eu tinha vergonha de falar em público, de ler na frente dos meus colegas na escola, e toda a minha vida foi uma transformação até chegar ao que sou hoje.”

O compromisso do técnico com causas sociais tem sido reconhecido não apenas no futebol, mas também fora dos campos, com ações que reforçam sua preocupação com a educação e o desenvolvimento cultural no Brasil.