Atualização importante sobre os direitos de transmissão do Brasileirão

Taça do Campeonato Brasileiro (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A Libra e a Liga Forte União se uniram para firmar um acordo capaz de representar “um avanço significativo nas negociações para a estruturação de uma liga única no futebol nacional”. Trata-se da venda conjunta dos direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro a partir desta edição. O anuncio deve ocorrer em breve.

A negociação dos direitos de TV da LFU é conduzida pela Peak Sport Media e já disponibiliza até três pacotes no mercado. A Libra, por sua vez, havia formado inicialmente um Comitê de Integração — liderado por Leila Pereira, presidente do Palmeiras, como única representante feminina. Junto à ela estão André Rocha, CEO do Red Bull Bragantino, Marcelo Teixeira e Roger Aguilera, mandatários de Santos e Paysandu, respectivamente.

“Esse é um passo fundamental na construção de um modelo mais sólido e integrado para o nosso futebol. Estamos muito felizes por avançarmos juntos nessa negociação, que fortalece a posição dos clubes e beneficia toda a indústria do esporte no Brasil”, disse Marcelo Paz, presidente da LFU e CEO do Fortaleza.

A LFU (Liga Forte União) lidera o número de representantes e é formada por 16 times da Série B do Brasileirão 2025. São eles: Amazonas, América-MG, Athletic-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova. A Libra conta com Remo, Paysandu, Ferroviária e Volta Redonda.

O acordo

A união para venda conjunta dos direitos de transmissão foi bastante celebrada por dirigentes envolvidos na negociação. Como dito por Marcelo Paz, há um entendimento conjunto que este avanço pode representar um modelo mais sólido e integrado para o futuro do futebol.

“Estamos muito felizes de conseguir essa união para a venda conjunta. Esperamos que esse pioneirismo alcance o sucesso almejado e sirva de exemplo para todas as demais propriedades e divisões. Temos a convicção que essa união para a venda conjunta irá maximizar as receitas para a Serie B”, acrescentou Flavio Horta Jr., presidente do Volta Redonda.

“Uma Liga brasileira com todos os Clubes é uma realidade que precisa ser construída, não vai aparecer pronta. Esse passo, com a Série B unida por Libra e LFU, é mais um passo importantíssimo e concreto nessa direção. E um grande exemplo de que essa construção é possível”, elucidou Silvio Matos, Diretor Executivo da Libra.

“Essa parceria demonstra maturidade e um alinhamento estratégico essencial para o futuro da liga unificada. O futebol brasileiro tem um potencial gigantesco, e esse é apenas o primeiro passo para maximizar o valor e a competitividade do nosso produto no cenário global”, concluiu.

Transmissão em TV aberta

A RedeTV! foi a única emissora que demonstrou interesse na cobertura da Série B em TV aberta nesta temporada. Contudo, ainda de acordo com o ‘portal F5’, a Globo também fez proposta para exibir o torneio através dos canais SporTV e Premiere.

Calendário Série B

A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada da competição no último dia 19 de fevereiro. A Série B contará com a participação de 20 agremiações. E seu início está previsto para o dia 4 de abril.

Entre os 20 clubes participantes, as novidades para a edição 2025 são Athletico-PR, Atlético-GO, Cuiabá e Criciúma, rebaixados da Série A 2024, e Ferroviária, Remo, Volta Redonda e Athletic-MG, que subiram da Série C.

1ª RODADA (4, 5 ou 6 de abril)

  • Coritiba x Vila Nova
  • Goiás x Amazonas
  • Atlético-GO x Athletic-MG
  • Paysandu x Athletico-PR
  • Avaí x Novorizontino
  • Criciúma x Operário-PR
  • CRB x Chapecoense
  • América-MG x Botafogo-SP
  • Ferroviária x Remo
  • Volta Redonda x Cuiabá