A tensão entre os clubes gaúchos aumentou depois que dirigentes da dupla Gre-Nal foram denunciados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) por declarações sobre a arbitragem no Campeonato Gaúcho.
Notícias mais lidas:
O julgamento, que deve ocorrer na próxima semana, pode resultar em sérias penalidades para os envolvidos, afetando diretamente a gestão de ambos os clubes.
Denúncia de ofensa à honra
O Grêmio está representado pelo presidente Alberto Guerra, o vice-presidente de futebol Alexandre Rossato e o diretor de futebol Augusto Peixoto, enquanto o Internacional tem como citados o vice-presidente José Olavo Bisol e o diretor esportivo Andrés D’Alessandro.
Eles são acusados de infringir o artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. A pena prevista para os envolvidos varia de uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil, além de uma suspensão de 15 a 90 dias.
Vale destacar que, por serem dirigentes, as punições podem impactar diretamente na administração do clube, afetando o planejamento e as ações estratégicas durante o Campeonato Gaúcho. Sendo assim, o julgamento ganha uma relevância significativa, considerando o papel central desses profissionais na gestão dos clubes.
O impacto da denúncia
Além disso, a denúncia chegou na sexta-feira e foi despachada pelo presidente do TJD-RS, Airton Ruschel, logo após o recesso de Carnaval. A expectativa é de que o julgamento aconteça em breve, afetando diretamente os dirigentes envolvidos. Por isso, é importante acompanhar o andamento do processo, pois pode definir os próximos passos das equipes na competição.
Dessa maneira, as implicações do julgamento não se restringem apenas ao aspecto jurídico, mas também podem afetar a dinâmica de relacionamento entre as equipes e a gestão de futuros jogos. Isso porque o impacto da decisão pode reverberar em outras esferas do futebol gaúcho.
Novas investigações no horizonte
Com isso, o TJD-RS segue atento a outros episódios envolvendo os clubes. Cabe ressaltar que as súmulas das partidas de volta das semifinais do Gauchão também estão sendo analisadas pela Procuradoria-Geral.
Entre os fatos que estão sob investigação, destaca-se o incidente no jogo entre Juventude e Grêmio, no qual o técnico do Tricolor, Gustavo Quinteros, atingiu um jogador adversário e foi expulso. Caso novas denúncias sejam formalizadas, o TJD-RS terá mais trabalho pela frente.