Alex Teixeira, Capasso, Jair, Léo Jardim, Maurício Lemos, Paulinho, Patrick de Luca, Payet, Philippe Coutinho, Puma Rodríguez, Rayan, Riquelme e Souza: 13 jogadores do Vasco estão em final de contrato

Payet em ação pelo Vasco (Foto: Abner Dourado/AGIF)

O Vasco da Gama inicia 2025 com um desafio estratégico importante: definir o futuro de jogadores cujos contratos se encerram no fim da temporada. Ao todo, 13 atletas entrarão em seus últimos meses de vínculo com o clube, demandando decisões da diretoria sobre renovações ou possíveis saídas.

Entre os jogadores nessa situação estão nomes de peso, como Philippe Coutinho, Dimitri Payet, Vegetti, Léo Jardim, Puma Rodríguez, Jair e Paulinho. Payet e Coutinho, em particular, possuem contratos que terminam ainda no meio do ano, o que obriga o clube a definir rapidamente suas permanências. Enquanto a extensão do vínculo do francês depende apenas de um acordo direto com o Vasco, a situação de Coutinho é mais complexa, já que ele pertence ao Aston Villa, da Inglaterra.

A diretoria já iniciou tratativas para manter alguns jogadores. O goleiro Léo Jardim, por exemplo, recebeu uma proposta de renovação por quatro anos, até 2028, e avalia a oferta. Já Vegetti possui uma cláusula de renovação automática atrelada ao número de partidas disputadas: caso atue em 60% dos jogos do Vasco em 2025, seu contrato será prorrogado automaticamente até 2026.

O clube também precisa lidar com 13 jogadores cujos vínculos expiram ao fim de 2025. Esse grupo inclui atletas como Alex Teixeira, Souza, Maurício Lemos e Riquelme. No caso de Lemos, existe uma cláusula que permite uma extensão contratual de mais seis meses. Por outro lado, Patrick de Lucca e Capasso não fazem parte dos planos da comissão técnica, e o clube busca emprestá-los para aliviar a folha salarial.

Dentre os jovens talentos, dois nomes se destacam: Rayan e Léo Jardim. Ambos estão com negociações avançadas para prolongar seus vínculos. Rayan, inclusive, tem atraído interesse do mercado, o que pode resultar em uma transferência antes do fim de seu contrato.

Com tantas indefinições, o Vasco precisará agir rapidamente para garantir a manutenção de peças chaves e, ao mesmo tempo, definir saídas que permitam um planejamento financeiro e esportivo equilibrado ao longo da temporada.

Lista de jogadores em fim de contrato

  • Alex Teixeira
  • Jair
  • Léo Jardim
  • Manuel Capasso
  • Maurício Lemos
  • Paulinho
  • Patrick De Lucca
  • Payet
  • Philippe Coutinho
  • Puma Rodriguez
  • Rayan
  • Riquelme
  • Souza