Cruzeiro volta atrás após polêmica com torcedores

Bandeira do Cruzeiro
Bandeira do Cruzeiro (Foto: Reprodução/Cruzeiro)

O Cruzeiro ouviu a torcida e não vai mais utilizar o escudo vermelho na nova camisa de goleiro. O modelo havia recebido várias críticas de internautas e após a repercussão negativa, a diretoria optou pela mudança.

No último sábado (8/3), a Raposa apresentou a nova camisa de goleiros na vitória das Cabulosas por 1 a 0 sobre o Bahia, pelas quartas de final da Supercopa Feminina. O detalhe do escudo monocromático em vermelho, no modelo do uniforme, gerou insatisfação e reclamação nas redes sociais.

A camisa segue o padrão da Adidas, fornecedora de material esportivo do clube, disponibilizado a várias equipes que ela patrocina ao redor do mundo, como as seleções da Itália e Bélgica, de clubes como o Bayern de Munique, da Alemanha, e do Arsenal, da Inglaterra, por exemplo.

Após ser acusado de, inclusive, ir contra o estatuto do clube, por causar uma mudança drástica no escudo, a Raposa emitiu um comunicado à imprensa explicando que tudo respeita as diretrizes pré-estabelecidas.

“As camisas de goleiro produzidas pela adidas seguem templates oferecidos a todos os clubes no mundo. Então, o clube escolhe as cores entre as opções disponíveis. Quanto à aplicação do escudo, foi optado por seguir versão monocromática, como é feito por diversos clubes europeus (ex. Manchester United, Bayern Munique, Arsenal e Juventus). O escudo do Cruzeiro é definido pelo estatuto do clube, sendo que ‘os procedimentos para a utilização da cor, tipologia, logomarca e suas variações permitidas’, são regidos pelo Manual de Identidade Visual do Cruzeiro Esporte Clube. O manual de identidade visual permite aplicações monocromáticas, como descrito na imagem a seguir”, comentou.

Apesar de entender que a opção não infringiu nenhuma das regulamentações do estatuto, o Cruzeiro preferiu ceder e mudou o escudo e manteve o padrão em azul. A mudança é possível ser vista em um frame do vídeo publicado na última quarta-feira (12/3), no media day.