A estreia do uniforme cinza chumbo no Flamengo, com derrota por 3 a 0 para o Bahia na Fonte Nova, fez a torcida lembrar a velha “maldição da terceira camisa”.
O Rubro-Negro, que até 2015 havia vencido apenas cinco jogos na história com modelos alternativos, até que deu uma espantada no “fantasma” nos últimos anos. Mas o retrospecto do time com esses uniformes, desde que começaram a ser usados em 1995, continua para lá de negativo.
A derrota do último domingo foi a 22ª em 55 jogos com a camisa três, que soma 16 vitórias, quatro eliminações e um aproveitamento de apenas 39%. Dos 14 modelos já lançados pelo clube, as que tiveram melhores desempenhos em campo foram a preta de 1999, com 100% de aproveitamento em duas partidas, e a papagaio-vintém de 2015, com 71,4% em sete confrontos.
Já as de piores campanhas foram: a preta com faixa vermelha de 2011, que perdeu todos os três jogos e amargou a eliminação nas oitavas de final da Sul-Americana; e a papagaio-vintém de 1995, que também não venceu nenhuma vez, teve 14,8% de aproveitamento em nove partias (quatro empates e cinco derrotas) e terminou na lanterna do grupo na Copa dos Campeões Mundiais.
Retirado de: Globo Esporte