Em entrevista ao canal Diretoria FC, no YouTube, o ex-técnico Abel Braga fez um fervoroso apelo pela maior valorização dos jovens treinadores brasileiros na mídia nacional. Ele destacou o potencial e a qualidade da geração que vem se sobressaindo nos últimos anos no país. Durante a conversa, Abel elogiou nomes como Filipe Luís, Eduardo Barroca e Zé Ricardo, mas foi diretamente a Maurício Barbieri, atualmente à frente do Athletico, que dirigiu palavras de especial admiração.
Notícias mais lidas:
“Esse aí me impressionou”, afirmou Abel, reconhecendo o trabalho do treinador, que já passou por clubes como Flamengo e Vasco. A abordagem do ex-treinador clama por reconhecimento a técnicos jovens que, segundo ele, estão trazendo novas ideias e estratégias para o futebol brasileiro.
Abel também fez questão de mencionar William Batista, técnico de 31 anos do América-MG, também recordando sua passagem pelo Vasco da Gama: “Tinha mais títulos do que derrotas quando nós o pegamos, no sub-20 [do Cruz-Maltino]”.
William Batista no América-MG
Sustentando o argumento, Abel Braga destacou o feito mais recente do trabalho de Batista, que levou o Coelho à final do Campeonato Mineiro – eliminando o Cruzeiro. O ex-técnico apontou injustiça no resultado que concedeu o título estadual ao Atlético-MG, hegemônico em Belo Horizonte.
“Perdeu o primeiro jogo, uma vergonha, porque a expulsão [de Cauan Barros] foi lamentável. Teve uma influência decisiva. Aí o Atlético-MG, com um time daquele, aproveitou muito bem. Agora com o Cuca super motivado. E no segundo jogo, o América-MG venceu, no 11 contra 11”, pontuou.
Futuro de treinadores brasileiros
Na linha do discurso de Abel Braga, talvez o nome de maior ascensão na atualidade seja o de Filipe Luís, técnico do Flamengo. O ídolo rubro-negro tem se consolidado como uma das promessas mais empolgantes no cenário do futebol brasileiro sob a batuta de treinador.
Com um único revés em sua trajetória no Flamengo, Filipe Luís já conquistou três títulos importantes: a Copa do Brasil, a Supercopa do Rei e o Campeonato Carioca. Mais títulos do que derrotas, como mencionado por Abel.Esses triunfos não apenas atestam sua habilidade de liderança, mas também revelam uma mentalidade vencedora que já lhe rendeu o status de treinador com a maior invencibilidade na Série A atual.