A espera pela estreia do Flamengo na Copa Libertadores está quase no fim! Na próxima quinta-feira (03), o Mengão encara o Deportivo Táchira, na Venezuela, no primeiro confronto da fase de grupos. Para quem quer saber mais sobre o adversário do Rubro-Negro, o Coluna do Fla conversou com o jornalista venezuelano Joseph Ñambre, que fez um raio-x completo sobre a equipe. Confira todos os detalhes sobre os pontos fortes, fracos e o estádio cheio que espera o Flamengo.
Notícias mais lidas:
O estilo de jogo do Táchira
Quando o assunto é o estilo de jogo do Táchira, Ñambre aponta que a equipe, sob o comando do técnico Edgar Pérez Greco, prioriza uma defesa sólida. “O time tende a manejar bem a bola, para mantê-la um pouco longe de sua área e iniciar ataques de maneira gradual”.
O técnico, apesar de gostar do esquema 4-4-2, adapta-se durante os jogos, podendo variar para 4-3-3 ou 3-5-2 conforme a necessidade. “A fórmula de manter solidez na defesa foi eficaz, porque apenas sofreu quatro gols em seus primeiros oito jogos”. Isso porque, no Campeonato Venezuelano, o time ocupa a segunda posição, mostrando que sua defesa tem se mostrado forte até agora.
O que esperar do Estádio Pueblo Nuevo?
O Deportivo Táchira, embora tenha tido pouco público no jogo da Supercopa da Venezuela, promete um cenário completamente diferente para o duelo contra o Flamengo. Segundo Ñambre, o motivo da baixa presença foi a disputa em paralelo com a rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, o que desviou a atenção dos torcedores.
No entanto, “para o duelo com o Flamengo deve ser diferente, porque é um time com muita tradição e os fãs do ‘Carrusel Aurinegro’ são amantes do bom futebol”. Dessa maneira, é esperado um estádio lotado, algo que, por ser histórico, motiva ainda mais a torcida local. A rivalidade contra o Flamengo é um grande atrativo, e “acredito que haverá milhares de pessoas no Pueblo Nuevo”.
Pontos fortes e fracos do Táchira
Vale destacar que, apesar da solidez defensiva, a principal fraqueza do Táchira está no setor ofensivo. O time tem dificuldades para transformar as oportunidades em gols, fato que pode ser fatal em uma competição de alto nível como a Libertadores.
“É um time que cria várias oportunidades de perigo, mas converte poucas”. “Este aspecto precisará ser corrigido, porque no torneio mais importante da CONMEBOL, não há margem para erros”, completa Ñambre. Portanto, o Flamengo pode esperar um adversário perigoso na defesa, mas com dificuldades na hora de finalizar.
A expectativa para o confronto
O confronto entre Táchira e Flamengo acontece na próxima quinta-feira (03), no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, às 21h30 (horário de Brasília). Com uma equipe focada na defesa e um público fervoroso, o time venezuelano promete dificultar as coisas para o Flamengo.
“Será um jogo interessante, com a torcida empurrando o time e a defesa do Táchira tentando manter o controle da partida”. Dessa forma, o Mengão precisará estar atento para aproveitar as oportunidades e não cometer erros na defesa.
O Deportivo Táchira, com sua solidez defensiva, é um adversário perigoso, mas com limitações ofensivas. Será um teste importante para o Flamengo, que busca a classificação e, quem sabe, o tetracampeonato da Libertadores.