Tiago Volpi, Kannemann, Rodrigo Ely, Pavon, Edenilson, Amuzu, Cristaldo, Aravena, Villasanti, Braithwaite, Jemerson e Luan Cândido: os inscritos do Grêmio na Sul-Americana

Villasanti em ação pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

A fase de grupos da Libertadores 2025 impõe desafios logísticos consideráveis aos clubes brasileiros. Fortaleza, Flamengo e Botafogo, por exemplo, lideram a lista dos times que mais vão viajar durante essa etapa. O Fortaleza, que terá compromissos no Chile, na Colômbia e na Argentina, percorrerá cerca de 24.670 km no total entre partidas de ida e volta.

Logo atrás, aparece o Flamengo. A equipe carioca enfrentará adversários na Venezuela, no Equador e na Argentina, totalizando 22.738 km. O Botafogo, por sua vez, também ultrapassará a marca dos 22 mil quilômetros. Os compromissos do clube incluem viagens ao Chile, à Venezuela e à Argentina.

Enquanto isso, Palmeiras e São Paulo encaram trajetos mais curtos. O Tricolor paulista percorrerá cerca de 13.260 km, enquanto o Verdão tem previsão de 13.900 km. Ambos estão entre os clubes brasileiros que terão o menor volume de deslocamentos nesta fase inicial da competição.

Bahia e Internacional, que estão no mesmo grupo, apresentam distâncias intermediárias. O clube baiano vai acumular 19.908 km, enquanto o time gaúcho ficará em 15.646 km. Para minimizar os impactos das viagens, o Internacional firmou parceria com uma companhia aérea, a fim de facilitar o fretamento de voos. “Essa estrutura é fundamental para que possamos competir em alto nível, mesmo diante de um calendário tão exigente”, afirmou o presidente Alessandro Barcellos.

A primeira rodada da fase de grupos será realizada entre terça-feira (01 de abril) e quinta-feira (03 de abril), e os confrontos seguirão até o final de maio. Conforme o calendário divulgado, o sorteio das oitavas está previsto para quarta-feira (04 de junho), com a decisão marcada para sábado (29 de novembro).

O Grêmio vai estrear na Copa Sul-Americana na quarta-feira (2), contra o Sportivo Luqueño, às 21h30 (horário de Brasília). A partida será disputada no Estádio Defensores Del Chaco.