Atlético-MG poderá conquistar feito jamais visto em sua história em 2025

Arena MRV, estádio do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Atlético)

O Atlético-MG inicia nesta terça-feira (01 de abril) mais um capítulo em sua trajetória internacional. O clube encara o Cienciano, do Peru, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Garcilaso de la Vega, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Esta será a décima participação do time mineiro no torneio, que ainda não conta com o título em sua galeria de conquistas.

A equipe comandada por Cuca volta a disputar a Sul-Americana após um intervalo de cinco anos. A última aparição foi em 2020, quando acabou eliminado ainda na fase inicial pelo Unión, da Argentina. Desde então, o Galo esteve envolvido em campanhas da Libertadores, competição na qual foi vice-campeão em 2024. Atualmente, o elenco busca não apenas uma boa campanha, mas a chance de reescrever sua história na competição continental.

“É o momento de mudar nossa trajetória nesse torneio”, afirmou o técnico Cuca, que enfrenta algumas dúvidas na escalação. A provável formação conta com nomes experientes como Hulk, Júnior Alonso e Gustavo Scarpa. O meio-campista Gabriel Menino, um dos reforços para 2025, também deve iniciar como titular. O jogador, aliás, revelou recentemente que reencontrou seu foco profissional no clube mineiro: “Mulheres, amigos e festas” atrapalharam minha fase anterior, mas estou concentrado em ajudar o time”, declarou.

Apesar da derrota por 2 a 1 para o Grêmio na estreia do Brasileirão, o Galo entra na Sul-Americana credenciado pelo título estadual e pela força de seu elenco. A trajetória do clube no torneio, contudo, é marcada por eliminações precoces. A melhor campanha ocorreu em 2019, quando chegou à semifinal e foi eliminado pelo Colón, da Argentina, nos pênaltis. Ao todo, o Atlético soma 28 jogos no torneio, com 10 vitórias, 6 empates e 12 derrotas.

No Grupo H, além do Cienciano, o Atlético enfrentará Caracas, da Venezuela, e Deportivo Iquique, do Chile. O time peruano, adversário da estreia, ocupa atualmente a 14ª posição em seu campeonato nacional e não vence há três jogos. O meia Christian Cueva, conhecido dos torcedores brasileiros por sua passagem por Santos e São Paulo, é dúvida para o duelo.

O confronto será transmitido para o Brasil pela ESPN, na TV fechada, e também pelo serviço de streaming Disney+. A expectativa da comissão técnica alvinegra é começar a campanha com vitória fora de casa, a fim de que o clube possa, enfim, construir um percurso sólido em busca do título inédito na Sul-Americana. Afinal, conforme declarou o próprio Cuca, “a competição exige regularidade desde o início, e temos que mostrar desde já que viemos para disputar”.