Atualização sobre o estádio de Flamengo x Vasco

O gramado do Maracanã passou por revitalização antes do Clássico entre Flamengo e Vasco - Foto: Greenleaf

O Vasco encaminhou um ofício ao Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) com o pedido para que o clássico contra o Flamengo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, seja realizado em São Januário. Conforme o documento, o clube destaca que o estádio tem histórico de receber torcidas de grandes rivais, como Corinthians, Cruzeiro, São Paulo e Santos.

A diretoria vascaína não solicitou que o jogo ocorra com torcida única. Entretanto, indicou que aceitará essa condição caso o BEPE entenda que não é possível viabilizar a presença das duas torcidas. Assim, a decisão sobre o público do clássico está sob responsabilidade da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

“Estamos preparados para sediar clássicos com ambas as torcidas. Contudo, se as autoridades entenderem que não há segurança, seguiremos com torcida única”, afirmou Carlos Amodeo, CEO do Vasco, no ofício enviado às autoridades.

O clube ainda reforçou que investiu em melhorias na segurança de São Januário nos últimos anos. A instalação de reconhecimento facial em todos os setores do estádio é uma das medidas citadas, tornando-o o primeiro do Rio a contar com esse recurso. Além disso, foram instaladas novas câmeras de segurança.

Outro argumento utilizado pelo Vasco é o baixo número de ocorrências na partida contra o Santos, na abertura do Brasileirão. Segundo o clube, houve apenas um caso registrado durante o jogo, sem incidentes relevantes nos arredores antes ou depois da partida.

Atualmente, o BEPE está analisando o conteúdo do ofício, de acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar. A decisão final sobre a presença das torcidas ainda não foi divulgada.

O primeiro Vasco e Flamengo do Campeonato Brasileiro está marcado para o dia 19 de abril, e o mando de campo é do Cruzmaltino. Por este motivo, o clube de São Januário briga para que a partida seja realizada em seu estádio, o que nas últimas edições não foi permitido.