A espera acabou! O Botafogo inicia sua trajetória na Copa Libertadores 2025 nesta quarta-feira (2), encarando a Universidad de Chile, em Santiago. Atual campeão do torneio, o Alvinegro chega à competição com grandes expectativas, mas precisará superar desafios já na estreia.
Notícias mais lidas:
Sem poder contar com algumas peças importantes, o técnico Renato Paiva testou diferentes formações para definir a equipe ideal para a estreia.
Botafogo ajusta o time antes do confronto

A delegação botafoguense desembarcou na capital chilena na última segunda-feira (31), buscando se adaptar às condições locais. Nos treinamentos realizados no CT do Colo-Colo, Paiva comandou atividades táticas e fez ajustes na equipe, principalmente para lidar com as ausências do zagueiro Bastos e do meia-atacante Savarino.
Sendo assim, a expectativa é que Patrick de Paula siga como titular no meio de campo, enquanto Matheus Martins e Santiago Rodríguez disputam a vaga deixada por Savarino. Isso porque Paiva quer manter o equilíbrio ofensivo e explorar as fragilidades da equipe chilena.
Desfalques preocupam, mas titulares estão prontos
Além de Bastos e Savarino, o Botafogo também não contará com outras peças importantes. O volante Danilo Barbosa, o lateral-esquerdo Marçal e o atacante Nathan Fernandes seguem fora por problemas físicos. Já Cuiabano cumprirá suspensão após ser expulso na Recopa Sul-Americana contra o Racing.
Dessa maneira, o Alvinegro entrará em campo com uma formação adaptada, mas competitiva. Vale destacar que a ausência de Bastos será suprida pelo jovem Jair Cunha, que chegou do Santos e tem agradado nos treinamentos.
Escalação do Botafogo para a estreia
A provável escalação do Botafogo é a seguinte:
John; Vitinho, Jair Cunha, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Patrick de Paula; Artur, Igor Jesus e Matheus Martins (Santiago Rodríguez).
Grupo da Libertadores e próximos desafios
O Botafogo está no Grupo A da Libertadores, ao lado da Universidad de Chile, Estudiantes de La Plata e Carabobo. Na outra partida da chave, os argentinos venceram o Carabobo por 2 a 0, assumindo a liderança provisória.
Por isso, uma vitória contra a Universidad de Chile pode ser fundamental para o Glorioso iniciar sua caminhada com o pé direito e mostrar força na competição continental.