A declaração de Abel Ferreira direcionada a Luighi, do Palmeiras

Abel Ferreira é fotografado passando instruções durante um jogo do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras iniciou sua trajetória na edição de 2025 da Copa Libertadores com uma vitória por 3 a 2 sobre o Sporting Cristal, fora de casa, no Estádio Nacional de Lima, nesta quinta-feira (4). O destaque da partida ficou por conta de Luighi, atacante de 18 anos formado na base do clube, que entrou nos minutos finais e foi decisivo com a assistência para o gol da vitória, marcado por Richard Ríos.

A partida teve momentos de equilíbrio, com alternância no placar e dificuldades impostas pelo time peruano, mas o Palmeiras conseguiu manter a calma para buscar os três pontos. Luighi, que substituiu Lucas Evangelista aos 42 minutos do segundo tempo, precisou de apenas quatro minutos em campo para deixar sua marca na jogada decisiva. Após receber dentro da área, o jovem cruzou com precisão para a finalização de cabeça de Ríos, que decretou a vitória alviverde.

Após o jogo, o técnico Abel Ferreira elogiou a atuação do garoto.

“Nós mantivemos sempre os nossos comportamentos e depois, no final, tiramos o Lucas e metemos o Luighi, que entrou muito bem. Às vezes, não é preciso tocar muitas vezes na bola, é preciso tocar pouco. Foi isso que ele fez, e graças ao trabalho de todos, acabamos por levar três preciosos pontos. Eu gosto muito dessas vitórias no último segundo, que dão moral e confiança a toda a gente para nunca desistir e lutar até o fim”, disse o treinador.

Essa foi a segunda participação direta em gol de Luighi na temporada. Anteriormente, o camisa 31 havia balançado as redes na vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo-SP, na primeira fase do Campeonato Paulista.

Promovido ao elenco profissional no início do ano após atuar em duas partidas da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Luighi passou a integrar o grupo de apoio ao time principal. Ele participou da pré-temporada e esteve à disposição de Abel em 12 jogos até março. Em seguida, voltou a atuar pelo sub-20 na disputa da Libertadores da categoria, onde o Palmeiras foi vice-campeão, perdendo para o Flamengo nos pênaltis.

Após o torneio, o atacante retornou ao elenco profissional e voltou a figurar no banco de reservas. Nesta quinta, recebeu nova oportunidade e correspondeu com uma atuação decisiva. Ao todo, em 2025, Luighi soma nove partidas pelo time principal, sendo duas como titular, com um gol e uma assistência.