Denilson detona CBF imposição imposta pela CBF

Denílson em participação no programa Jogo Aberto (Foto: Reprodução/Band)

A nova diretriz da CBF sobre punições a jogadores que “subirem na bola” durante partidas do Campeonato Brasileiro causou grande repercussão. De acordo com comunicado oficial da entidade, atletas que realizarem esse tipo de jogada, considerada como “conduta antidesportiva”, receberão cartão amarelo. A decisão veio logo após o episódio envolvendo Memphis Depay na final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras, em que o atacante realizou o gesto durante a partida.

A mudança não agradou parte da comunidade do futebol, e uma das críticas mais contundentes veio do ex-jogador Denílson. Em suas redes sociais, o campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002 repudiou a nova orientação e disse que isso ajuda a explicar a perda de personalidade nos jogadores da nova geração.

“‘Denílson, por que não tem jogadores como antes? Denílson, por que o futebol mudou tanto da sua época? Denílson, por que os jogadores não têm a mesma personalidade?’ Está aí (a resposta). Mais uma (regra) para tirar a graça do nosso futebol!”, afirmou o ex-atacante.

Denílson seguiu sua crítica ao apontar que esse tipo de lance faz parte do jogo e que os atletas precisam lidar com situações que testam o emocional em campo. Para ele, a decisão da CBF desestimula a autenticidade dos jogadores.

“Melhor pegar a bola e tocar mesmo. Na vida, mais especificamente no futebol, você precisa ter controle emocional porque o adversário vai fazer de tudo para tirar você do sério. Faz parte. Agora punir (quem subir na bola)??? Enfim…”, completou.

No ofício divulgado pela entidade, a CBF justificou a punição citando que a jogada representa “falta de respeito pelo futebol”. O texto afirma que há diferentes situações que se encaixam como conduta antidesportiva, e o gesto de subir na bola seria uma delas.

A nova norma também foi ironizada por Vinicius Cascone, diretor de negócios jurídicos do Corinthians, clube de Depay. Nas redes sociais, o dirigente fez referência direta ao jogador: “Em pleno sábado é editada a Norma Memphis. Subiu na bola…cartão amarelo.”