Atualização sobre o estádio do clássico entre Vasco x Flamengo

Estádio do Vasco, São Januário - Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Os bastidores do primeiro Clássico dos Milhões do Brasileirão continua chamando atenção. Depois da decisão da Polícia em proibir que o Vasco receba o Flamengo em São Januário, a Justiça concedeu uma liminar que permite que a partida aconteça na Colina Histórica.

A juíza Regina Lúcia Chuqer de Almeida COsta de Castro Lima, da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, do Rio de Janeiro, concedeu uma liminar para que a partida entre Vasco e Flamengo, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, aconteça em São Januário.

A decisão da magistrada acata uma ação popular, movida por Pedro de Menezes e Marcus Vinicius Reis, e determina que a negativa do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) ao vetar o estádio vascaíno caia por terra. Ela autorizou o mando de campo na Colina Histórica, com a presença do torcedor mandante, mas os visitantes devem passar pelo crivo técnico. 

A conclusão da juíza ainda cita que o Bepe “se recusa empregar todas as suas energias em benefício do serviço, optando, simplesmente, pelo caminho mais fácil “deixar de fazer”, com aparente abandono do entusiasmo, autoridade e eficiência que a instituição exige”.

Ela ainda faz duras críticas à polícia ao dizer que “a eventual incapacidade técnica de órgão público não pode privar os populares torcedores de determinada agremiação esportiva da utilização de seu Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro na atividade precípua prevista desde sua construção”.

O Vasco da Gama, por outro lado, deve manter o acordo que fez com o Flamengo para mandar o Clássico dos Milhões no Maracanã. Depois da negativa do Bepe em permitir que a partida acontecesse em São Januário, o presidente Pedrinho chegou a um acordo com os mandatários do Rubro-Negro para que os torcedores rivais dividissem as arquibancadas do estádio Mário Filho.