Vasco x Flamengo: veja em qual estádio será o clássico

Camisas de Vasco e Flamengo (Foto: Reprodução/Facebook)

O Vasco confirmou que o clássico contra o Flamengo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, será realizado no Maracanã, no sábado (19), às 18h30. A decisão foi anunciada pelo CEO do clube cruz-maltino, Carlos Amodeo, que também revelou um acordo mais amplo envolvendo o uso do estádio em outras partidas futuras.

Conforme explicado por Amodeo, o Vasco negociou com Flamengo e Fluminense — clubes que administram o Maracanã — um acordo que vai além do clássico do dia 19. O entendimento inclui a realização de todas as partidas com mando cruz-maltino, exceto aquelas válidas pelo Campeonato Estadual, no Maracanã durante os anos de 2025 e 2026.

“Nessas partidas em que o Vasco atuar como mandante, terá condições comerciais equitativas a Flamengo e Fluminense quando atuam como mandante, ao que se refere ao valor de locação, exploração de estacionamento e camarotes. Também terá condições operacionais diferenciadas”, afirmou o dirigente.

Condições operacionais exclusivas

O acordo garante ao Vasco o direito de personalizar o ambiente do Maracanã nas partidas em que for o mandante. Isso inclui vestiário decorado com as cores do clube, zona mista identificada, bandeirinhas de escanteio personalizadas e até ajustes na iluminação. “Teremos possibilidade de ambientar o vestiário do Vasco […] Mostra o reconhecimento de Flamengo e Fluminense da importância que o Vasco tem”, completou Amodeo.

Polêmica envolvendo São Januário

O desejo inicial do presidente Pedrinho era realizar o clássico em São Januário. O clube, inclusive, enviou ofício ao Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) solicitando a realização da partida em sua tradicional casa. Contudo, o pedido foi recusado. O Bepe alegou “riscos à segurança no perímetro e no interior da praça esportiva em jogos desta natureza”.

Mesmo com a negativa, a Justiça do Rio de Janeiro concedeu, posteriormente, uma liminar autorizando a realização do clássico em São Januário. Ainda assim, o Vasco optou por manter o acordo já firmado com Flamengo e Fluminense, o que gerou críticas por parte de torcedores vascaínos.

“Atesta a incapacidade do Bepe de garantir a segurança de mil torcedores do Flamengo. É incompreensível que um batalhão especializado de uma polícia competente, que é a do Rio de Janeiro, não tenha condição de garantir a segurança”, protestou Amodeo durante entrevista ao programa ‘Troca de Passes‘, do SporTV.

Outras alternativas descartadas

Com a negativa do Bepe e mesmo com a liminar, alternativas foram consideradas. No entanto, o Estádio Nilton Santos não estava disponível devido à realização de um show, e o envio da partida para outro estado foi descartado, pois seriam necessários ao menos 20 dias de antecedência para organizar a logística.

Setorização das torcidas

Outro ponto do acordo trata da ocupação das arquibancadas nos confrontos entre Vasco e Fluminense no Maracanã. Ficou definido que a torcida vascaína ocupará o lado esquerdo do estádio — tema de longa disputa com o Tricolor, que também alegava direito histórico sobre o setor por ser permissionário da arena. A decisão representa uma conquista simbólica para o Vasco neste entendimento.