Nacional x Bahia: a escalação escolhida por Rogério Ceni

Rogério Ceni comanda treino do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

O Bahia finalizou sua preparação para o confronto contra o Nacional, do Uruguai, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida será disputada na quarta-feira (09 de abril), às 19 horas (horário de Brasília), no Estádio Parque Central, em Montevidéu. O duelo representa mais um desafio internacional para a equipe comandada por Rogério Ceni, que busca sua primeira vitória na competição continental.

A equipe tricolor ocupa, atualmente, a terceira colocação do Grupo F. Na estreia, o Bahia ficou no empate e somou apenas um ponto. A fim de melhorar sua situação na tabela, o clube realizou dois dias de treinamentos em São Paulo, no Centro de Treinamento do Corinthians, logo após o empate contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

Time do Bahia durante partida contra o Cuiabá pelo Brasileirão 2024 (Foto:Rafael Rodrigues/Bahia)

Para este compromisso, o técnico Rogério Ceni terá novamente à disposição o meio-campista Everton Ribeiro. O jogador cumpriu suspensão automática na última rodada do Brasileirão e retorna ao time como uma das peças-chave para o setor de criação. Por outro lado, o treinador continua sem contar com Gabriel Xavier, que está lesionado, e Michel Araujo, que ainda realiza transição física.

Alguns atletas que foram poupados na última partida também devem retomar suas posições entre os titulares. É o caso de Kanu, Jean Lucas, Erick Pulga e Lucho Rodríguez. O planejamento da comissão técnica tem priorizado a rotação do elenco para manter o desempenho físico e técnico da equipe em alta.

Assim sendo, a escalação provável do Bahia conta com Ronaldo no gol; Santiago Arias, Kanu, Ramos Mingo e Luciano Juba (com possibilidade de entrada de Rezende) na defesa; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro no meio-campo; Cauly (ou Ademir), Erick Pulga e Lucho Rodríguez no ataque.

O compromisso diante do Nacional é considerado essencial para as pretensões do Bahia na Libertadores. Afinal, somar pontos fora de casa pode ser determinante na disputa por uma vaga nas oitavas de final. O elenco chega ao Uruguai ciente da dificuldade do confronto, mas igualmente preparado após uma semana de treinos focados e ajustes táticos.