Botafogo vai utilizar camisa especial no jogo da Libertadores; veja foto

Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)

O Botafogo prestará uma homenagem a Manga, ídolo histórico do clube, durante a partida desta terça-feira (08 de abril) contra o Carabobo, no Estádio Nilton Santos, válida pela fase de grupos da Libertadores. O ex-goleiro faleceu na manhã do mesmo dia, aos 87 anos, no Rio de Janeiro. Reconhecido como um dos maiores nomes da história alvinegra, Manga também teve passagens marcantes por Internacional, Nacional do Uruguai e pela seleção brasileira.

A homenagem será estampada na manga da camisa utilizada pelo elenco. O uniforme contará com um selo especial contendo uma imagem da mão do ex-goleiro segurando uma estrela, acompanhada do nome “Manga”. O símbolo ficará localizado logo acima do patch da Libertadores, destacando-se como gesto simbólico da reverência ao ex-atleta. Veja:

Natural do Recife, Manga iniciou sua carreira no Sport antes de se transferir para o Botafogo em 1959. No clube carioca, atuou até 1968, período em que foi campeão carioca em duas oportunidades: 1961/62 e 1967/68. Ele foi peça fundamental em um dos elencos mais lendários do clube, que contou com nomes como Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo.

Posteriormente, vestiu as camisas de Nacional e Inter. No Uruguai, conquistou a Libertadores e o Mundial Interclubes em 1971. Já no Colorado, foi bicampeão brasileiro nos anos de 1975 e 1976. Além disso, disputou a Copa do Mundo de 1966 como titular da seleção brasileira. Com tantas conquistas, tornou-se referência para várias gerações de goleiros.

Seu velório está agendado para quarta-feira (09 de abril) pela manhã, na sede do Botafogo. O clube ainda não divulgou a causa da morte. Manga estava internado no Hospital Rio Barra, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Aliás, o Dia do Goleiro no Brasil foi criado em sua homenagem e é celebrado no dia de seu nascimento: 26 de abril. Trata-se de um reconhecimento nacional à sua relevância esportiva, afinal, sua trajetória vai além das defesas em campo — representa uma era de ouro do futebol brasileiro.