Jornalista reprova atitude de Matheus Martins, do Botafogo

Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)

Na noite de terça-feira (08), o Botafogo venceu o Carabobo por 2 a 0 no Estádio Nilton Santos, em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Apesar do placar positivo, a comemoração do segundo gol chamou a atenção fora das quatro linhas, principalmente pela reação nas redes sociais.

O atacante responsável por marcar o segundo gol do Alvinegro já nos acréscimos, retirou a camisa durante a comemoração — resultando em advertência com cartão amarelo. A atitude foi criticada de forma irônica pelo jornalista Victor Canedo. “O Matheus Martins fez o segundo gol do Botafogo, num jogo já decidido, contra o CARABOBO, e TIROU A CAMISA na comemoração… Peraí, pô”, publicou Canedo, no X.

Domínio com pouca efetividade no primeiro tempo

O time comandado por Renato Paiva iniciou a partida demonstrando mais posse de bola, ainda que sem grande eficiência ofensiva. A formação inicial contava com quatro atletas de característica mais ofensiva — Santí Rodríguez, Savarino, Artur e Mastriani. Contudo, os erros no terço final do campo se repetiram em diferentes momentos.

Aliás, logo aos 12 minutos, Santí desperdiçou uma chance clara de gol e, três minutos depois, Mastriani também finalizou para fora em outra boa oportunidade. O Carabobo, por sua vez, manteve uma postura defensiva sólida e procurou aproveitar os erros da equipe carioca. O atacante González chegou a levar perigo, mas sem grandes sustos para o goleiro do Botafogo.

Segundo tempo com susto e definição no fim

Apesar da insistência, a equipe manteve o desempenho irregular na volta do intervalo. A pressão foi retomada, mas os erros na definição das jogadas continuaram. Aos dois minutos, Mastriani desperdiçou um cabeceio praticamente dentro da pequena área, o que gerou reações de insatisfação por parte da torcida.

Um dos momentos mais tensos ocorreu aos 12 minutos, quando o zagueiro Neira, do time venezuelano, se chocou de cabeça com o próprio Mastriani após cruzamento de Alex Telles. A ambulância precisou entrar em campo. Enquanto o jogador do Botafogo se recuperou rapidamente, Neira precisou ser retirado para atendimento médico.

Posteriormente, a equipe da casa seguiu pressionando, ainda com dificuldade para transformar o domínio em chances claras. A torcida, por vezes, oscilava entre o apoio e a cobrança. Santi Rodríguez, inclusive, foi vaiado ao ser substituído.

Gols no fim aliviam tensão

A definição do placar só ocorreu nos minutos finais. Aos 43, Patrick de Paula cobrou falta rasteira, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro adversário. Já nos acréscimos, aos 52, Matheus Martins ampliou com um chute cruzado, selando a vitória por 2 a 0.

Ainda que o resultado tenha trazido alívio à equipe no Grupo A da competição continental, a performance instável e as escolhas dos jogadores, como a comemoração de Matheus, seguem gerando debate entre torcedores e comentaristas esportivos.