O Vasco da Gama fez uma bela homenagem ao maior ídolo da história do clube durante a vitória sobre o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. Roberto Dinamite completaria 71 anos em 13 de abril e foi ovacionado pelo Cruzmaltino e pelos torcedores com cantos, show de luzes, patch customizado na camisa e a presença dos familiares do ex-centroavante.
Notícias mais lidas:
Na véspera da data que marca o nascimento de Roberto Dinamite, as arquibancadas de São Januário o homenagearam justamente. No estádio onde o ex-centroavante se eternizou como ídolo, os torcedores fizeram muita festa e entoaram gritos de “Ah, é Dinamite”. Os vascaínos também tremulavam dois bandeirões, com um deles escrito “Dinamite Eterno”.
Antes da partida, o clube fez um show de luzes. Todos os refletores da Colina Histórica foram desligados e apenas a estátua de Roberto Dinamite ficou iluminada, a destacando. Os familiares do ex-jogador também fizeram parte da homenagem e entraram em campo juntos de torcedores que carregavam bandeiras.
Dentro de campo, os jogadores utilizaram um patch customizado com um emblema que trazia o rosto de Dinamite. As camisas utilizadas pelos atletas serão leiloadas em parceria com a Play For a Cause e o dinheiro arrecadado será destinado para a Cidade de Deus, comunidade que cerca o CT Moacyr Barbosa.
Mais de dois anos se passaram desde que Roberto Dinamite faleceu. Ele brigava contra um tumor no intestino desde o fim de 2021, mas morreu em 8 de janeiro de 2023.
Nascido em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, Carlos Roberto de Oliveira se tornou “Dinamite” aos 17 anos quando fez o primeiro gol com a camisa do Vasco da Gama. Ele balançou as redes na vitória sobre o Internacional por 2 a 0 e o Jornal dos Sports do dia seguinte estampou na manchete: “Garoto-dinamite explodiu”.
A alcunha pegou e ele a ostentou ao longo dos 708 gols em 1110 jogos que o ex-centroavante fez pelo Cruzmaltino. Dinamite é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro com 190 gols marcados na competição, é também quem mais fez gols pelo Vasco. Pelo clube, conquistou um Brasileirão e cinco Campeonatos Cariocas.