Corinthians e Palmeiras lideram ranking negativo em 2025

Escudos de Palmeiras e Corinthians (Imagem: Editoria de arte/Gávea News/Henrique Machado)

Corinthians e Palmeiras são os líderes em gols anulados entre os clubes da Série A na temporada 2025. Ambas as equipes tiveram seis tentos invalidados pela arbitragem até aqui, de acordo com levantamento do ‘Gato Mestre’. O atacante Vitor Roque, do Palmeiras, é um dos nomes mais afetados, com dois gols anulados em um intervalo de apenas quatro dias. Após oito jogos disputados e 635 minutos em campo, ele ainda não conseguiu balançar as redes com um gol validado.

Apesar das anulações, o desempenho do Palmeiras em campo não foi prejudicado. A equipe venceu todas as partidas em que teve gols invalidados — três no Campeonato Paulista, uma na Libertadores e uma no Brasileirão. Inclusive, no clássico contra o Corinthians no último sábado (12), o Verdão venceu por 2 a 0, mesmo com mais um gol de Vitor Roque anulado após revisão do VAR.

O Corinthians, por sua vez, sofreu consequências mais significativas. Na estreia pelo Brasileirão, o time teve um gol de Breno Bidon anulado no confronto fora de casa contra o Bahia. Naquele momento, o Timão perdia por 1 a 0, mas conseguiu empatar posteriormente. Ángel Romero, inclusive, também acumula dois gols invalidados, em partidas contra Noroeste e São Bernardo, ambas pelo estadual.

Na sequência do ranking, Atlético-MG e Botafogo aparecem empatados com cinco gols anulados. O clube mineiro teve resultados diretos afetados, como o empate com o América-MG e a derrota para o Grêmio. O Botafogo, por sua vez, viu seu planejamento no Carioca pouco afetado, mesmo com quatro anulações em três jogos. No Brasileirão, venceu o Juventude por 2 a 1, apesar de um gol anulado.

Entre os jogadores da elite nacional, sete atletas somam dois gols anulados por um mesmo clube. Além de Vitor Roque e Romero, estão na lista nomes como Rony (Atlético-MG), André Silva (São Paulo), Matheus Nascimento (Botafogo), Plata (Flamengo) e Ênio (Juventude). Salvo no caso do palmeirense, os demais já marcaram ao menos uma vez na temporada.

Conforme avaliação do comentarista de arbitragem Paulo César de Oliveira, apenas um dos 57 gols invalidados até agora foi considerado erro de marcação. Trata-se de um gol de Plata, pelo Flamengo, anulado por falta no empate contra o Fluminense na final do Carioca. Todos os outros foram validados como decisões corretas, sendo a maioria por impedimento.